Mãe de pet: o dia das mães também é seu

2015-04-10_190211

Se discute muito sobre o real sentido da expressão “mãe de animais”. Há quem diga que não existe maternidade na relação dono e animal, mas a verdade é que quem sustenta esse sentimento por seus pets também carrega consigo diversas responsabilidades e prazeres da vida materna, principalmente o amor incondicional pelos bichinhos.

Conceito de mãe na sociedade moderna
O sentido de ser mãe, biologicamente, se explica como uma característica de fêmeas que possuem a capacidade de gerar um novo ser vivo. No entanto, é sabido que o conceito de ser mãe e maternidade transcende o que a biologia pode explicar.
Entre humanos ou animais, ser mãe também significa garantir a sobrevivência de uma espécie e a continuidade da vida.

A ciência na relação materna com os animais
É muito difícil explicar e conceituar a relação materna, sendo tão intrigante que vários cientistas desenvolveram estudos para entender a força dessa conexão.
Um dos estudos mais famosos foi realizado na Universidade de Duke, nos Estados Unidos e provou que existe uma razão bioquímica para essa conexão. A ideia partiu de um hormônio fundamental ao desenvolvimento chamado ocitocina (chamado popularmente de hormônio do amor), que é liberado quando temos relações positivas com outros seres humanos. Nesse estudo o contato da mãe e seu bebê obtiveram altos níveis de ocitocina, o que explicou um pouco a afeição e instinto de proteção das mães com suas crias.
A grande surpresa veio com os estudos da Universidade de Azabu, no Japão, que analisou a troca de olhares entre 55 cachorros e seus donos. Os resultados mostraram que quando mais tempo o pet demonstrava atenção ao seu dono, mais ocitocina era liberada e então os donos se sentiam mais felizes.
Uma universidade na Suécia investigou a fundo essa situação e analisou não só o olhar, como também a demonstração de carinho dos pets, seja uma lambida ou um balançar de rabo. Foi comprovado que além do aumento de ocitocina essa relação faz com que haja a queda de cortisol (relacionada ao nível de estresse) e batimentos cardíacos.
O Science Daily também publicou uma pesquisa que revelou fortes semelhanças na relação de humano e pet com a relação de pais e filhos. A pesquisa foi realizada por uma universidade na Áustria com 22 cães e revelou um comportamento chamado de “efeito da base segura”, onde o filhote busca seu pai ou mãe para interagir com o ambiente.
Os resultados foram baseados em três grupos distintos: com o dono ausente, com o dono em silencio e com a presença do dono. Os bichinhos se mostraram desanimados e sem interesse quando não havia a presença do dono.
A conclusão dos especialistas foi que, além de estabelecer relações com a própria espécie, os animais domésticos são extremamente capazes de se conectar de forma ainda mais intensa com a figura materna e paterna mais presente, que são seus tutores.

Mãe de animais também é mãe
Então, assim como é tão nobre, digno e especial ser mãe de um bebezinho, também é um grande orgulho ser mãe de animais. Afinal, eles são cuidados dom muito carinho, amor e cuidado.