Machos que desempenham papeis de mãe no reino animal

2015-04-10_190211

Conheça 4 casos de pais que são um exemplo no Reino Animal, fazendo muitas vezes o papel de mãe.

Cavalos-marinhos se reproduzem de uma maneira um tanto incomum no reino animal: os machos da espécie podem engravidar. O tema já gerou muitas investigações e debates. As pesquisas revelam que a atipicidade não muda em nada o papel dos machos após o nascimento dos filhos. No grupo dos peixes-cachimbo, no entanto, há algumas exceções em que o macho assume papéis da fêmea mesmo após a gestação. E os exemplos curiosos de gestação e incubação não param por aí: o pinguim-imperador colabora com sua parceira na tarefa de chocar o ovo, e o marsupial bandicoot tem a menor gestação entre os mamíferos, de até 15 dias.

Cavalo-marinho: O que permite ao macho do cavalo-marinho engravidar é uma bolsa incubadora na qual ele transporta os ovos depositados pela fêmea. O casal entrelaça as caudas alinhando um tubo chamado de ovipositor com a bolsa do macho, que seria similar à dos cangurus. Os óvulos fecundados permanecem de quatro a oito semanas, até ficarem maduros. Quando os filhotes estão prontos para nascer, o macho se contorce em posição esférica para expulsar os cavalos-marinhos, que são transparentes e medem cerca de cinco milímetros individualmente. Os embriões desenvolvem-se em 10 dias até seis semanas, dependendo da espécie e condições de água. Na hora de dar à luz, o cavalo-marinho macho mexe a cauda até que seus filhotes nasçam. Estudos de Alisson Scarrat, curador de peixes no Aquário de Baltimore, revelam outra curiosidade sobre a espécie. Os cavalos-marinhos são monogâmicos e, em geral, os machos acompanham as fêmeas em todos os momentos. “É um dos maiores casos de lealdade ao parceiro no Reino Animal”, afirma Scarrat.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peixe-palhaço: O peixe-palhaço, encarnado nas telas do cinema por Nemo, apresenta um sistema de gestação curioso. Dotado de cores chamativas, o animal seria presa fácil para os predadores. Por isso, necessita de uma relação de mutualismo com as anêmonas-do-mar, cujos tentáculos venenosos o protegem dos inimigos. O peixe-palhaço, que mede no máximo 5 centímetros, pode depositar seus ovos na base do hospedeiro. Essas espécies são hermafroditas, caso a fêmea de um grupo seja removida, o macho dominante troca de sexo e assume seu papel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pinguim-imperador

O pinguim-imperador, o maior dos pinguins, também tem uma particularidade em relação à concepção de seus filhotes. Nessa espécie, o macho colabora com a fêmea na tarefa de chocar o ovo. As fêmeas põem um ovo no final do outono e depois o abandonam para passar o inverno no mar. Aí entra o macho, que o incuba por aproximadamente 65 dias. Nesse período, o animal sobrevive à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea retoma a tarefa no início da primavera, quando retorna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jaçanã

Jaçanã é o nome de um pássaro que tem machos que desempenham o papel de mães. Os papais da espécie fazem todo o trabalho de construir os ninhos, incubar os ovos e cuidar dos filhotes. Enquanto as fêmeas passeiam e acasalam com o maior número de machos que puderem para perpetuar a espécie, os papais fazem o papel de leais donas de casa, optando por ficar no ninho mesmo muito tempo depois das fêmeas terem deixado o local parar migração. São esses pais fiéis que muitas vezes até cuidam de ovos que foram fecundados por outros machos.