Livro “O Belo Ignorado” será lançado hoje na Casa das Artes

2015-04-10_190211
Autor explora paisagens do extremo norte da América para escrever ilustrar o livro

Escritor bento-gonçalvense estreia na literatura com obra filosófica e lírica

 

Nesta terça-feira,30, acontece o lançamento do livro “O Belo Ignorado”, de Fábio Valentin Possamai. O evento ocorre na casa das Artes a partir das 19h. Com produção de Maria Stefani Dalcin e capa e design gráfico de Nutum Branding (Edson de Souza), o projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.
A procura da beleza encontrada em lugares, objetos e coisas não comuns. É por meio de versos e imagens que o escritor Fabio Valenti Possamai investiga as formas “desconhecidas” que permeia sua obra de estreia: “O Belo Ignorado”, onde estabelece relações com o conceito do feio e do belo, com uma abordagem filosófica e lírica.
Desde pequeno, as fotos que Fábio tirava eram consideradas estranhas e pouco convencionais. Graças a essa paixão pela fotografia ele começou a registrar paisagens, pessoas e lugares quando embarcou em sua primeira viagem não acadêmica pelos Estados Unidos. O destino escolhido foi o Alaska, em 2014, onde visitou lugares como Anchorage e a Floresta Nacional de Chugach. A cada viagem, em solo norte-americano, que Fábio fazia, ia registrando mais e mais fotos, tornando-se uma tradição. A ideia de unir as fotografias com as poesias foi de usa tia, Neiva Valenti Poletto, e da produtora cultural, Maria Stefani Dalcin.
“O que me guiou, além de uma obsessão quase doentia que tenho por detalhes, foi o fato de tentar demonstrar que a beleza é mais uma questão de ‘como vemos’ do que ‘o que vemos’. Vejo isso como uma tentativa de dar voz ao que é considerado ‘não belo’”, ressalta Possamai.
Dessa forma, o processo de criação dos poemas consistiu em visualizar as fotos e separá-las em duas seções: “Um outro olhar sobre o mundo” e “Um outro olhar sobre Bento Gonçalves”, onde se descortina a jornada pessoal do autor que perscruta e questiona temas ambientais, sociais e culturais como o crescimento desenfreado ou a perda da identidade das cidades.
Neste itinerário as duas linguagens conjugam um poderoso registro de realidades mutantes: “creio que poemas e fotos possuem uma relação muito interdependente. Para mim eles seriam como que complementares. A foto, mais visual e imediata. O poema, mais intimista e de gestação e efeito mais duradouros”, destaca.

Fábio Valenti Possamai
Natural de Bento Gonçalves, possui formação em Biologia e Filosofia. Atualmente mora nos Estados Unidos onde, após ter finalizado seu doutorado em Filosofia no ano de 2016, mora com sua companheira.

 

Trecho do livro
“O Belo Ignorado”

Branco
Em meio ao silêncio
De uma plácida manhã
Pode a beleza ser fria?
O gélido vento do norte
Soprando traz a resposta
E vejam só, quem diria?
No calor do meu coração
É inverno todo dia