Limão caipira cai no gosto dos amantes da gastronomia

2015-04-10_190211

O limão mais comum no Brasil é menos ácido e ideal para limonadas e drinks como a caipirinha

O limão mais comum no Brasil é o limão caipira, também chamado de cravo, rosa ou limão-cavalo. Por muitos anos era visto como um primo-pobre dos outros limões e até apodrecia nas árvores. Agora, o limão caipira deu a volta por cima: graças à ascensão de uma nova geração de chefs empenhados em garimpar e resgatar os ingredientes do interior do país, virou ingrediente gourmet de caipirinhas, doces e pratos salgados.
O Citrus x limonia, seu nome científico, é na verdade cruzamento do limão, possivelmente, com a bergamota, o que explica seu tamanho avantajado, a profusão de caldo e a polpa alaranjada com gomos bem definidos. Além de ser fácil de encontra-lo, ele reproduz em grande quantidade.

Como cultivar um limoeiro desde a semente em casa

Como o processo todo não é complicado, mesmo quem não tem experiência em jardinagem pode tentar ter seu próprio limoeiro cheio de frutas frescas e deliciosas, que também decoram a casa. Assim, você poderá colher a fruta no seu quintal, varanda ou jardim, com a garantia de estar consumido um alimento orgânico, livre de agrotóxicos, e cultivado com carinho.
O limoeiro vai precisar de pelo menos seis horas por dia de luz solar, então, escolha um ambiente ensolarado da sua casa, e reserve um espaço de dois metros para colocar o vaso, permitindo a expansão da planta.
O vaso deve ser grande, com capacidade para entre 60 a 100 quilogramas de terra. A temperatura deve ser entre 23°C e 32°C, o que torna o limoeiro uma planta bem adaptável a todas as regiões do Brasil. Entretanto, lugares em que a umidade do ar é maior permitem o crescimento de frutos mais suculentos. Você pode iniciar o plantio em casa em qualquer época do ano (o cultivo ao ar livre requer épocas específicas).
Em relação à melhor variedade, você pode escolher dentre o limão siciliano (muito apreciado, pelo sabor suave e bela aparência, além de ter muito suco), limão galego, cravo e Taiti. Todos esses tipos são adequados para cultivar em casa.

Passo a passo
Consiga um limão orgânico e retire as sementes. Mantenha-as úmidas até o momento do plantio.
Os limoeiros crescem melhor em terra arenosa, e não na terra densa, argilosa. Por isso, é preciso garantir que a terra estará sempre bem drenada para que as raízes possam se expandir.
Forre o fundo do vaso com um pano, e cubra-o com brita ou outro material que ajude á drenagem e a fixação das raízes. Acrescente até três centímetros de areia grossa e logo depois ponha a camada de terra, que deve ser composta de massa vegetal, areia e terra para cultivo.
Quando o vaso ficar pronto, plante a semente cerca de 1,5 cm abaixo da superfície da terra, regando suavemente com um borrifador. Não deixe a terra encharcada.
Cubra o vaso com um plástico com furinhos, que permita que a planta respire, mas que também a mantenha úmida e aquecida. Você pode usar um saco plástico fino (como o filme plástico) e fazer pequenos furos. O plástico deve ser retirado quando o broto surgir, daqui a cerca de três semanas.
Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses também é bom.
Pode a planta levemente, apenas para que mantenha sua forma ornamental. Previna pragas mantendo o vaso em um lugar bem iluminado, eliminando insetos e retirando folhas e galhos contaminados com fungos, por exemplo.
Após as primeiras flores, os limões irão nascer no período de seis a nove meses.