Levar em conta o meio de transporte é indispensável na hora de programar viagem

2015-04-10_190211
Para garantir uma viagem tranquila é importante pensar em alternativas para manter os pequenos distraídos no ônibus, em especial nos trechos muito longo

O mês de julho é a época que as crianças têm para descansar antes de terminarem o ano letivo. Muitos pais aproveitam para tirar este tempo para curtir com os pequenos. O melhor é quando é possível se divertir sem se endividar. O fundamental antes de programar qualquer viagem é a pesquisa. Com esse princípio, a escolha do meio de transporte é muito importante. A criança, dependendo da idade, está apta para fazer uma longa viagem de avião? Ou de ônibus? Essas perguntas irão influenciar na escolha do destino.

Avião
No caso de passagens aéreas, não existe apenas as grandes empresas, inclusive, as menores podem ter melhores preços. E, mais do que isso, existem preços promocionais dependendo do seu banco ou das suas milhas. Quando for pesquisar, faça uma busca completa. Não se esqueça de colocar a Ida e a Volta. E leve em conta também alternar as datas da viagem, mudando os dias da semana e os horários, isso pode fazer grande diferença no pacote. Normalmente, os dias da semana são mais baratos, mas evite erros.
Embora cada companhia aérea defina o tempo de vida mínimo que a criança deve ter antes de embarcar, a recomendação é que bebês com menos de dois meses não façam viagens de avião. Além da pressão, bebês muito novos ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e a aeronave por ser um local fechado pode facilitar a transmissão de algumas doenças.
Uma boa maneira de deixar o ambiente o mais confortável possível para os pequenos é diminuindo a luminosidade. Com a luz mais fraca, as chances de a criança pegar no sono com mais facilidade aumentam.

Ônibus
Crianças de até seis meses podem ser levadas no colo dos pais dentro de ônibus rodoviários. Há quem prefira o canguru ou sling para levar crianças muito pequenas, pois isso deixa livre os braços de quem as carrega, proporcionando mais conforto. O cinto de segurança deve ser afivelado apenas no adulto. Crianças maiores podem usar o bebê conforto ou cadeirinhas para automóveis, mas é aconselhável ver essa possibilidade previamente com a sua empresa de ônibus. Também nunca deixe a criança sozinha no ônibus, nem durante paradas no caminho, enquanto ela estiver dormindo. Sempre leve o seu pequeno com você. A criança é de responsabilidade total do pai ou responsável.
Para garantir uma viagem tranquila é importante pensar em alternativas para manter os pequenos distraídos no ônibus, em especial nos trechos muito longos. Crianças muito pequenas podem ser distraídas com brinquedos ou mordedores. O movimento do ônibus também pode ajudá-las a dormir bastante – ou você ainda pode escolher um horário para viajar em que sua criança costuma dormir.
Crianças maiores podem passar o tempo com joguinhos no celular e tablets, ou podem ainda ler um livrinho. Não esqueça de levar fones de ouvido para conectar nos eletrônicos, pois o barulho de joguinhos e vídeos atrapalha os outros passageiros. Lembre ainda de levar lanches, água, suco e uma muda de roupas para emergências, ou fraldas para o bebê. Como o ar-condicionado do ônibus costuma ficar ligado, é recomendável incluir na bagagem uma cobertinha para o seu bebê ou uma blusa para as crianças. Também é sempre bom na bolsa um remédio para dor de cabeça e enjoos para os pequenos.
Crianças até cinco anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) desde que transportadas no colo, podem viajar de graça em ônibus interestaduais, de acordo com a resolução 4.282 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Crianças com até cinco anos de idade também não pagam em viagens de ônibus internacionais.

 

Viagens de avião não são recomendadas para bebês menores de dois meses. Assim como o ônibus, há formas de distrair os pequenos durante o trajeto