Ler para os pequenos pode melhorar o comportamento

2015-04-10_190211

A leitura pode estar presente na vida das crianças ainda antes da alfabetização. Um estudo norte-americano conduzido pela Universidade de Nova Iorque e a Universidade do Noroeste, em Chicago, concluiu que os benefícios não são apenas de aprendizagem e compreensão, mas são também comportamentais. A pesquisa mostrou que ler em voz alta pode melhorar comportamentos como a agressividade e a hiperatividade.
Fizeram parte do estudo 675 famílias com crianças até cinco anos. Destas, 225 adotaram o Video Interaction Project (VIP), método que tem por objetivo promover uma melhor interação entre pais e filhos. Ler para a criança e brincar com ela são as principais atividades sugeridas por este programa. Ele possui abordagens especificas para duas etapas: do nascimento até os três anos e dos quatro anos aos cinco.
Após o período de adoção do método, os pesquisadores aplicaram testes de comportamento em todas as crianças. A conclusão é que houve uma melhora significativa de comportamento nas crianças que passaram pelo método.
Quando os pais leem para as crianças e brincam com elas diariamente, elas têm a oportunidade de pensar sobre os personagens e seus sentimentos sobre eles. Elas aprendem a usar as palavras para descrever seus sentimentos. Isso permite que os pequenos controlem o próprio comportamento quando passam por sentimentos desafiadores como, por exemplo, a raiva e a tristeza.

Outros benefícios da leitura em voz alta para as crianças
As crianças se tornam boas leitoras quando adultas e, por consequência, boas escritoras
Potencializa concentração e a atenção, já que para é preciso para compreender o que estão escutando.
A leitura, ao contrário da televisão, computadores e vídeo games, preenche a mente. Assim, a criatividade da criança é melhor desenvolvida.