Leitoras de São Valentim dividem dicas práticas para a casa

2015-04-10_190211

Leitoras assíduas do jornal de Tuiuty, e principalmente das dicas da página do Almanaque Rural, as três irmãs, Marli, Silvia e Maria Cristina se reúnem, aos domingos, para trocarem ideias e dicas de casa. Marli Sartor, Maria Cristina Sartor e Silvia Sartor Orsatto de SãoValentim dividem com nossos leitores, algumas das suas dicas. Confira conosco:

Para tirar manchas do box do banheiro
1 colher de sabão em pó
2 colheres de bicarbonato de sódio
1 colher de alcóol
1 xícara de vinagre
1 xícara de água morna
Marli sugere misturar todos os ingredientes e com a mistura ainda quente, passe no box com o lado macio da esponja. Deixe agir por cinco minutos e depois enxágue.

Sem ferrugem na torneiras
A dica super especial da Marli é passar um pouco de catchup nos locais com ferrugem e aguardando por 15 minutos. Limpar com um pano limpo e seco.

Para o arroz não grudar
Maria Cristina passa este segredinho para que o arroz não fique grudado na panela e com gosto de queimado. A dica é umedecer uma toalha de prato e envolver na panela. Assim, o grão se solta do utensílio.

Para limpar a janela sem deixar manchas
Esta é a grande sacada da maria Cristina: usar álcool mentolado e água.
Coloque os ingredientes em um borrifador e espire a solução na janela. Limpe com papel toalha fazendo movimentos verticais pelo lado de fora e horizontais pelo lado de dentro. Não use jornais, pois antigamente funcionava bem, mas atualmente eles usam tintas à base de borrachas, que acabam manchando.

Para tirar mancha de mofo e bolor
Silvia resolve os problemas de manchas de mofo e bolor de roupas com uma receitinha bem simples, que todo mundo tem em casa:1 litro de água sanitária e 1 xícara de açúcar
Ela ensina que deve se colocar a peça de molho até sair o mofo ou o bolor. Quanto mais antigas elas forem, mais será difícil de sair. Depois de tirar do molho, lavar normalmente.

Para tirar chiclete de roupas
Silvia também revela o secredo para tirar o chiclete da grudado na roupa: colocar um pedaço de gelo em cima do chiclete que ficou grudado na roupa remove o doce em alguns segundos. E o que é melhor: inteiro.

Se você quer compartilhar suas dicas ou receitas deliciosas, escreva para nós. interior@gazeta-rs.com.br. Não esqueça de anexar fotos suas e de suas delícias.