Leite e atividade física fortalecem ossos e músculos

2015-04-10_190211
Recomendações de atividades para cada idade

É importante incentivar as crianças a correr, pular ou praticar um esporte, não só para gastar energia e prevenir a obesidade, mas também por ser fundamental para o crescimento na infância.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, com a atividade, as crianças desenvolvem força muscular e são estimuladas em seu metabolismo ósseo. Na fase pré-escolar (de 4 a 7 anos), as atividades indicadas são correr, pular, nadar, subir, andar. A partir da idade escolar (de 7 a 10 anos), é recomendado prática de esportes ou ginástica.
E o leite, que é fonte de cálcio, o mineral essencial para desenvolver ossos fortes, e tem proteínas importantes para criar massa muscular. A SBP recomenda a ingestão de 600 ml de leite ou três porções de leite e derivados por dia, porque além de ser importante na fase de crescimento, ele previne problemas futuros. Para não comprometer a ingestão da quantidade recomendada de cálcio por dia, é interessante incentivar as crianças a tomar leite nos lanches ou nas refeições.
Refrigerantes fosfatados não são indicados, pois aumentam a excreção urinária de cálcio, elevando suas necessidades de ingestão e comprometendo a aquisição adequada da massa óssea, alerta o Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia da SBP.