Lareira: como escolher e dicas para decorar

2015-04-10_190211

Com certeza o inverno fica muito mais acolhedor perto de uma lareira quentinha, tomando um chocolate quente ou torrando marshmallows, não é? Para quem ainda tem o sonho de ter uma lareira em casa, para relaxar diante de uma chama quente e agradável, bem no estilo casa de campo ou até numa pegada mais moderna e tecnológica, esse post vai mostrar um pouco sobre as vantagens, as desvantagens e as diversas formas de compor uma sala com lareira. Sala com lareira: como escolher e dicas para decorar. Conheça os principais tipos de lareira para instalar na sala e como decorar o ambiente com inspirações, existem diversos tipos de lareira e diversas indicações para cada tipo de ambiente. Apesar de lindas e aconchegantes, todas elas possuem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de escolher o tipo e o modelo perfeito para a sua sala. Elas são:

Lareira elétrica

Um sinônimo de praticidade e segurança em questão de lareiras, afinal, com um apertar de botão as chamas (em 3D, imitando as chamas reais) são acesas e o calor começa a preencher o espaço. Ideal para quem tem crianças e para quem precisa de uma manutenção fácil, pois a inexistência de chamas e lenha não cria fumaça ou fuligem, por isso também não precisa de chaminé. Nas vantagens ainda estão a fácil instalação, sem necessidade de um grande quebra-quebra dentro de casa e a modernidade do seu design (para os mais conservadores, muitos modelos chegam a imitar a aparência da lareira a lenha!). Nas desvantagens, o consumo de energia, dependendo do uso e da potência do aquecimento, pode gerar uma boa alta nas contas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lareira a gás

Uma opção de aquecimento sem o uso de lenha, mas com uma chama viva bem próxima daquele gerada pela lareira a lenha.  A lareira a gás, é outra opção para quem precisa de uma manutenção rápida para apartamentos ou casas. Ela ainda precisa ser embutida na parede e ser ligada à um ponto de gás (que pode ser tanto botijão de cozinha ou em gás natural encanado), por isso pode causar uma pequena reforma dentro de casa, mesmo que não precise de chaminé. As chamas de gás, podem possuir cores azuladas (como as chamas de fogão) por se tratar de uma queima de combustível. Também possui ligamento fácil, mas é preciso estar atento às crianças e animais pelas chamas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lareira a lenha

A mais comum e com certeza a que as pessoas mais se apaixonam e lembram quando falamos em lareira. Elas geralmente são embutidas na parede e feitas em alvenaria (o acabamento pode variar em tijolos, pedras e até mesmo mármore), ou de ferro, que tem um visual mais rústico por manter a sua cor original escura. É indicada para casas, pois necessita de uma chaminé para liberar a fumaça, não sendo indicada para quem vive em apartamentos. Uma desvantagem é que o fogo pode ser um pouco complicado para ser aceso e, para quem não tem prática, pode demorar algum tempo.Outro ponto que é preciso levar em consideração é a constante manutenção, não só da chama enquanto está acesa, mas também na limpeza quando ela está apagada. Sobre a segurança, é imprescindível o cuidado com crianças e animais de estimação quando a chama está acessa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lareira ecológica

Essa lareira recebe o nome ecológico pois funciona por meio de álcool ou etanol, combustíveis renováveis e menos poluentes. Um mix entre as vantagens da lareira a lenha, a lareira elétrica e a lareira a gás, essa aqui possui chamas de verdade vindas da queima do combustível, mas dispensa lenha e, com isso, não produz fumaça e fuligem, facilitando a limpeza. Além disso, não tem também a desvantagem do grande consumo de energia elétrica e nem precisa de muito para ser instalado dentro de casa. Atualmente está  ganhando mais popularidade entre os diferentes tipos de lareira. A chama, assim como a lareira a gás, podem ter partes azuladas pela queima de combustível.