A lancheira ideal para levar à escola

2015-04-10_190211

A hora do lanche é a hora mais feliz para os pequenos, pois é o momento que interagem com os colegas e recarregam a energia. Os pais e responsáveis que pretendem ajudar nesta hora e estender a alimentação saudável de casa para a escola precisam ficar atentos na hora de preparar a lancheira.
E a dica principal é apelar pela criatividade, que vai desde a compra da lancheira até a hora de montar os lanches para a hora do recreio, sem esquecer de incluir alimentos dos principais grupos alimentares.

Comprando a lancheira
Uma bolsinha bonita ou com o personagem favorito do pequeno serve como incentivo para a hora de comer. Por isso, vale a pena investir no item. Potinhos e garrafinhas com boa vedação também serão necessários para separar as porções (não se esqueça dos talheres e uma toalhinha para servir de guardanapo e apoio para o alimento na mesa ou no chão). A dica é procurar recipientes de qualidade que mantenham quitutes quentes ou frios por um bom tempo.

Criatividade e equilíbrio
O equilíbrio é a base para compor o lanche com diferentes fontes nutricionais. Tenha em mente que a lancheira saudável deve conter, no mínimo, uma porção de proteína, uma porção de carboidrato e uma porção rica em fibras, vitaminas e minerais.
No grupo das proteínas ganham destaque: o leite ou iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão light e queijo cottage. Todos devem estar acondicionados em recipientes térmicos para evitar que o alimento estrague.
Entre os carboidratos, não podem ficar de fora os pães integrais ou multigrãos, bolachas sem recheio, biscoito de polvilho, bolos caseiros simples (sem cobertura), pão de queijo e tapioca, que pode substituir o pão comum no lanchinho.
As fibras, vitaminas e minerais são encontradas em frutas frescas e sucos do tipo integral. Podem ser usadas também frutas desidratadas ou frutas secas, como nozes e castanhas.

Intolerância à lactose
Para as crianças que sofrem com intolerância à lactose, as fontes de proteínas e carboidratos são as mesmas da lancheira preparada para uma criança sem restrição, com a diferença de que os produtos devem ser isentos de lactose (zero lactose). Por isso, é muito importante ficar atento à composição de ingredientes inscrita nos rótulos das embalagens de pães, bolachas, biscoitos de polvilho, pois há diferenças entre os fabricantes. Não existe restrição para as frutas.

Celíacas
Esta lancheira deve ser isenta de alimentos que contenham trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Novamente, a atenção aos rótulos das embalagens dos alimentos é de extrema importância. Pães, bolos e biscoitos, por exemplo, devem ser à base de farinha ou fécula de arroz, batata, milho ou mandioca. As fontes de proteínas, frutas e sucos não diferem da lancheira da criança sem restrição.

Crianças diabéticas
Nesta lancheira, o cuidado deve ser para a qualidade e quantidade dos alimentos. A criança que sofre de diabetes não pode comer alimentos que contenham açúcar ou sacarose, rapadura, açúcar mascavo e açúcar refinado, nem mel ou melado.
É importante priorizar produtos integrais e estimular o consumo das cascas e bagaços das frutas.