Lançamento da 144ª Festa de Santo Antônio e entrega do Troféu Tonito têm data marcada

2015-04-10_190211

Evento acontecerá no dia 11 de março, no Salão Paroquial Santo Antônio.

O lançamento da 144ª Festa de Santo Antônio e o jantar de entrega do Troféu “Tonito” da edição 2021 será realizado no dia 11 de março, sexta-feira, no Salão Paroquial Santo Antônio.

Instituído em 1987, o Troféu “Tonito” reconhece o trabalho voluntário dos casais festeiros que dedicaram tempo de suas vidas para a organização da festa do padroeiro de Bento Gonçalves. A peça traz a imagem de Santo Antônio, que passa a acompanhar a vida dos casais, estendendo sobre eles sua graça e bênçãos.

Recebem o troféu Antenor e Márcia Ferrari, Francisco e Ivanir Acosta, Guilherme e Adriana Garavaglia, José e Juliane Carraro, Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto e Ronaldo e Flávia Ancezki. Também serão agraciados os festeiros jovens de 2021: Pedro Zanotto e Caroline Zen Cainelli, Luana Carraro, Luana Robetti, Tiago Antônio Zílio e Vinícius Rosalen.

Outro destaque da programação é a lembrança aos festeiros jubilados – que colaboraram com a organização da festa há 50 anos, em 1972: Aldo e Ordália Navarini Cini, Júlio (in memorian) e Jurema Tusset Milani; e, ainda, aos casais festeiros de 1997, homenageados pelos 25 anos de realização do evento: Célio e Maria Pastorello Parisotto; Ivo e Evalina (in memorian) Coghetto Tecchio, Orestes e Mariza (in memorian) Franzoloso Guidolin e Valter e Lúcia Ficagna Cobalchini.

Foram colocados à disposição da comunidade 450 ingressos e ainda é possível adquiri-los, no valor individual de R$ 60,00, na Secretaria Paroquial, com os casais festeiros e festeiros jovens. O cardápio da noite tem churrasco, frango, suíno, massa com molho, maionese e saladas diversas, com sagu e creme de sobremesa, vinho, refrigerante e água.
Lançamento da 144ª de Santo Antônio

Quem prestigiar o jantar assistirá, também, o lançamento da 144ª Festa de Santo Antônio, que se configura como a mais antiga festa religiosa da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Em 2022, os festejos trazem como lema a temática da Campanha da Fraternidade: “Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

Os festeiros e festeiros jovens de 2022 apresentam sua campanha de divulgação, com destaque para o cartaz, que é composto por vários elementos que trazem à frente o contexto da educação e também o processo de amadurecimento na fé, dos católicos. Em primeiro plano, a imagem de Santo Antônio que está no altar-mor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves.

A programação religiosa terá início no dia 23 de abril, com a visita de Santo Antônio às comunidades atendidas pela Paróquia. Também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como a APAE e o Hospital Tacchini. O calendário se estende até o início do mês de junho.

Para o dia 29 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e rádios parceiras.

Já o dia festivo, 13 de junho, segunda-feira, terá a tradicional programação com a alvorada festiva e o repicar dos sinos, e Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, sendo a celebração das 15h prevista para acontecer em frente ao Santuário, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio. Durante todo o dia haverá a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e frades disponíveis para confissões e bênçãos.

A programação social da 144ª Festa de Santo Antônio tem cinco eventos: Entrega do troféu Tonito; Chá das Zeladoras de Capelinhas (24 de abril); Bingo de Santo Antônio (06 de maio); Jantar do Codeguim (27 de maio) e Almoço Festivo, dia 13 de junho, culminando a agenda, sempre de acordo com os decretos sanitários vigentes e seguindo as orientações das autoridades de saúde.

Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2021/2022; 2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2022; 3º Prêmio: Persiana, tapete e rolo de papel de parede + poltrona e puff; 4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos + conjunto de mesa e quatro cadeiras em alumínio polido e 5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo + poltrona.

Toda a preparação da 144ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais e também ser reproduzido nas visitas e demais ações da festa. Além disso, serão realizadas atividades lúdicas com as com os estudantes das redes pública e privada, que são o público-alvo dos festejos.