Lançado game brasileiro “Dandara”

2015-04-10_190211

Era 2014 e os recém-formados cientistas da computação Lucas Mattos e João Brant tinham um objetivo em comum: não arranjar um emprego convencional. A saída foi apostar na criação de games, uma paixão dos dois, para tentar manter o sonho de pé. Parece que deu certo.
Após mais de quatro anos foi lançado o game “Dandara”, segundo do estúdio Long Hat, formado pela dupla em Belo Horizonte (MG), foi lançado para PlayStation 4, Xbox One, PCs, Android, iOS e Switch, com direito a ser um dos primeiros títulos mostrados para a plataforma mais recente da Nintendo.
O trabalho atraiu a produção internacional e apareceu em sites gringos de destaque. E a ideia por trás de “Dandara”? Um game de pulos e ação com direito a Tarsila do Amaral, uma personagem tirada do Brasil colonial e uma ideia nova para os jogos da linhagem do clássico “Super Metroid”.
“Dandara” é um game do gênero “Metroidvania”, em que o progresso pelas diferentes áreas do mapa do jogo depende da descoberta de novas habilidades. Mas há uma grande diferença em relação aos demais colegas de categoria.
Em “Dandara”, você não consegue andar. A movimentação é feita exclusivamente com pulos do chão para o teto e depois para as paredes, num grande zigue-zague que ganha ares psicodélicos com a ocasional mudança de orientação dentro de algumas salas.
Cultura brasileira,
mas sem propaganda
A protagonista do game leva o nome de Dandara por conta de Dandara dos Palmares, heroína que lutou ao lado de Zumbi dos Palmares, no Brasil colonial, contra a escravidão dos negros.