Jurados do Prêmio Salão Design se reúnem em Bento Gonçalves para escolha dos vencedores da edição

2015-04-10_190211
og:image

Em dois dias, o júri estético-criativo vai avaliar uma centena de produtos finalistas inscritos por estudantes e profissionais

Tem início nesta segunda-feira a etapa final do Prêmio Salão Design 2020, principal premiação brasileira de design de mobiliário. Os cinco jurados estético-criativos estão reunidos em Bento Gonçalves para avaliar cada um dos finalistas e eleger os vencedores desta 22ª edição do prêmio, realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Os jurados dessa fase são: a crítica, historiadora e curadora de design Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o designer multipremiado, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a diretora de conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu. Eles estarão reunidos nesta segunda e terça-feira para as avaliações, mas o anúncio dos premiados será no dia 10 de fevereiro. A mostra dos produtos vencedores e cerimônia de premiação serão na Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves.

Na primeira etapa da edição, um grupo de jurados técnico-funcionais, formado por acadêmicos e profissionais do design, avaliou os 827 projetos inscritos por estudantes e profissionais, aprovando para a segunda etapa 104 finalistas do Brasil, Argentina e Uruguai. Coube a eles analisar as condições técnicas dos projetos inscritos e aspectos como segurança, materiais utilizados, viabilidade produtiva e sustentabilidade. Agora, os critérios requeridos são o conceito, criatividade, originalidade, inovação, materiais utilizados e fidelidade ao projeto apresentado na primeira etapa.

Nesse ano, os produtos concorrem em cinco categorias: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas. Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas. Com patrocínio de Berneck, Interprint do Brasil e Brasmacol, o Prêmio Salão Design oferece R$ 10 mil em premiação para cada profissional vencedor e R$ 6 mil para estudantes. O prêmio nasce como projeto paralelo da feira Movelsul Brasil nos anos 1980 e, em sua trajetória de 32 anos, já teve 15.040 projetos inscritos.