Jovens abaixo de 20 anos são mais atingidos por nova cepa, diz virologista da Feevale

2015-04-10_190211

A nova variante da covid-19, detectada em pelo menos 30 países, também foi identificada em São Paulo.

Fernando Spilki, virologista e professor da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, que coordena 50 pesquisadores no sequenciamento de variantes no Brasil.

Segundo ele, embora todas as faixas etárias sejam suscetíveis, os mais atingidos pela cepa B117 são jovens com menos de 20 anos.

“Todas as faixas etárias são suscetíveis, mas impressiona no primeiro momento que em pessoas abaixo de 20 anos houve um registro importante de casos em uma faixa etária que antes era menos atingida pelo vírus. Isso revela dois alertas: isso não significa que os mais velhos não estão suscetíveis e parece que essa nova cepa se espalha melhor nos mais jovens, o que impactará certamente o retorno das aulas e a campanha de vacinação”, ressaltou o professor .

Spilki diz que o relaxamento no comportamento social dos mais jovens abre caminho para a evolução do vírus.

“Os surtos dessa variante estão relacionados ao relaxamento do comportamento social dos mais jovens. A própria variante da África do Sul parece ter sido muito beneficiada devido às festas de jovens e adultos. Isso é muito preocupante, estamos dando muita chance para que essa transmissão ocorra”.

Para Spilki, agora está mais claro, também, que a nova cepa se dissemina mais facilmente que a anterior.

“No Reino Unido eles estão comparando as taxas anteriores de transmissão dessa nova variante com a taxa de transmissão agora. O resultado é que antes era um pouco abaixo de 1 e agora estão com taxa de 1.3 e 1.7”, afirma.

“Se lá atrás havia alguma dúvida de que essa nova cepa é mais transmissível, isso parece bastante claro agora”.

O virologista diz que há uma preocupação que essa cepa se espalhe pelo Brasil, já que São Paulo é a porta de entrada mais importante do país.

O histórico mostra que as linhagens acabam se espalhando pelo país a partir desses polos de importação de pessoas que chegam infectadas”.