Jovem bento-gonçalvense cria aplicativo que permite doações para entidades do município

2015-04-10_190211
Mateus Sgarbi lançou o aplicativo na última sexta-feira

É possível programar doações mensais a partir do cadastramento do cartão de crédito. O aplicativo pode ser baixado no site www.appangels.org e nas lojas virtuais para iOS ou Android, digitando “Angels Doações

 

Um jovem bento-gonçalvense criou um aplicativo que permite realizar doações para organizações do município. Se trata do Angels- doações- Help to Help. O criador da ideia, Mateus Sgarbi, de 33 anos, conta que antes mesmo de criar o aplicativo já contribuía com entidades de Bento Gonçalves. Ao perceber a dificuldade logística da coleta do dinheiro e de encontrar informações a respeito, resolveu tirar a ideia do papel.
“Precisava ir ao banco fazer o depósito, ou o dinheiro tinha de ser recolhido em casa por um motoboy, o que gera mais custos operacionais”, destaca o empreendedor.
A partir disso, ele estudou uma alternativa e desenvolveu uma plataforma em que pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com valores a partir de R$ 5,00. As entidades selecionadas foram indicadas pelo COMDICA e visitadas pela equipe do aplicativo, que verifica se as organizações estão aptas. Segundo Sgarbi, a realidade encontrada é de muita dificuldade, faltando recursos até mesmo para suprir necessidades básicas.
“Ver o interesse das pessoas em ajudar é uma realização. Se antes eu doava para os lugares, agora posso ajudar um número bem maior”, aponta o empreendedor. Ele atua há dois anos na área digital, tendo integrado o Learning Experience, no Vale do Silício, experiência que auxiliou no desenvolvimento do projeto.
O custo de transação fica em torno de R$ 1,10, onde uma pequena parte deste valor é destinada para atualizações da plataforma, e o restante da doação vai inteiramente para as organizações. Para facilitar a doação, é possível programar doações mensais a partir do cadastramento do cartão de crédito. O aplicativo pode ser baixado no site www.appangels.org e nas lojas virtuais para iOS ou Android, digitando “Angels Doações”.
“É preciso tornar essa prática algo do cotidiano. Se em tempos de crise não conseguimos pensar nisso, agora pode ser um bom momento para fazer muitas pessoas felizes. Ajudar o próximo é um sentimento nobre”, ressalta Sgarbi, que conta com o apoio de Morgana Furlan na área de marketing.

Outros projetos sociais de Bento
A apresentação do aplicativo Angels aconteceu na sexta-feira, dia 14, na Casa das Artes. Mas, além deste, foram pautadas outras ideias. foram apresentados os programas Leãozinho do Bem e Nota Fiscal Gaúcha. A cerimônia também contou com espetáculo da Orquestra de violões da Abraçaí e de ginástica artística da Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense (AACB).

Nota Fiscal Gaúcha
A iniciativa, apresentada pela secretária de Finanças, Mariana Largura, visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, e conscientizar sobre a importância social do tributo. Através do programa, os cidadãos concorrem a prêmios e as entidades sociais indicadas, também, são beneficiadas por repasses.
Podem participar entidades que atuem nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social, e da defesa e proteção de animais. Uma vez habilitadas as entidades estarão aptas a receber indicações dos contribuintes que se cadastram no programa, bem como a realizarem ações, que se converterão em pontuação para recebimento do recurso. As entidades são contempladas de acordo com a pontuação acumulada, independente de participação em sorteio.

Leãozinho do Bem
O projeto foi apresentado pelo vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Escritórios de Contabilidade (Apescont-BG), Marcos Fracalossi.

Um pouco sobre
Por meio do Leãozinho do Bem, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, desde que façam a declaração completa. Para pessoas jurídicas, que devem declarar o lucro real, o limite é de 1%;
Para destinar, basta fazer o cálculo do tributo e depositar o percentual correspondente na conta do Comdica (veja informações abaixo). Depois, é só guardar o recibo para apresentar na declaração;
É possível, ainda, escolher qual será a entidade beneficiada. Dessa forma, ela recebe 70% do repasse, e os outros 30% são divididos entre as demais;
Em Bento, as entidades aptas a receber o benefício são as seguintes: Abraçaí, Associação Amigos da Criança, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Associação Atlética Bento Gonçalves, APAE/BG, Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), Associação dos Surdos de Bento Gonçalves , Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD), Círculo Operário de Bento Gonçalves, Fundação Todeschini, Lar da Caridade e Sociedade Cultural e Polo-Esportiva Bento Gonçalves.