Jogo focado em turismo e cultura de Bento

2015-04-10_190211

Uma nova forma de interagir com o município é o game “Ágora do Saber”, que foi lançado na última semana. Nele, o jogador realiza missões que promovam a interação com o Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves, bem como, o enoturismo. O game foi desenvolvido para dispositivos móveis e faz uso de tecnologias como realidade aumentada, geolocalização, personagens e cenários 3D.
Desenvolvido no período de doze meses, o game evidencia o contexto da imigração italiana por meio de três espaços representativos da cidade: a Pipa Pórtico, a Praça Achylles Mincarone e o Museu do Imigrante. Segundo a coordenadora do projeto, Eliane Schlemmer, “esses monumentos e demais espaços destinados às manifestações culturais são significativos, pois representam o processo de ocupação das terras da serra gaúcha pelos imigrantes italianos no século XIX.
A produção do vinho representa a prosperidade e a força do trabalho realizado pelos imigrantes, da mesma forma que a religiosidade foi um importante fator de união da nova comunidade que estava se formando nessas terras”, ressalta.
Também foram contemplados elementos do patrimônio imaterial com o depoimento de quatro pessoas que fazem parte da comunidade/cidade, dando início a criação da Biblioteca Viva de Bento Gonçalves.
O acervo apresenta depoimentos, em formato de vídeo, de pessoas que conhecem as histórias expressivas da imigração italiana, bem como os fatos marcantes da cidade. “Essa Biblioteca Viva pode se configurar como um importante espaço de preservação e valorização da memória da comunidade favorecendo a circulação dos saberes tradicionais por múltiplos espaços”, enfatiza Eliane.
Para jogar é preciso acessar as lojas do Google Play ou Apple Store e buscar pelo aplicativo “Ágora do Saber”, instalar e começar a realizar as missões. O Ágora do Saber é gratuito.