Jogador do Farrapos é convocado para Seleção Brasileira

2015-04-10_190211

O Farrapos, uma das principais equipes de rugby do Brasil tem mais um motivo para comemorar. O jogador da equipe, Marcos de Melo, foi convocado pela Seleção Brasileira M20 para disputar o Sul-Americano de Rugby M20 deste ano. A competição vai ser disputada entre os dias 8 e 14 de abril, na cidade de Assunção, no Paraguai. O capitão da equipe M19 do Farrapos será um dos representantes gaúchos no elenco do técnico Damian Retondo.
O técnico do Farrapos, Javier Cardozo, um dos responsáveis pelo sucesso da equipe bento-gonçalvense, se mostrou realizado com a contratação do atleta para a seleção brasileira.
“Como treinador é muito importante porque é um dos atletas que treinam constantemente e evolui bastante. Ele está colhendo os frutos do trabalho e é um exemplo para outros atletas”, comemora.
Cardozo comentou ainda sobre as pretensões do Farrapos na temporada 2018. “No ano passado tivemos um bom desempenho e queremos melhorar o resultado e quem sabe ganhar o brasileiro este ano. No juvenil estamos fazendo um preparo muito grande. Estamos trabalhando o dobro de horas que trabalhamos ano passado”, enfatiza.

A trajetória de Marcos
Marcos de Melo, de 19 anos, começou a jogar rugby no Farrapos em 2014, a convite de seus primos, que atuam no elenco profissional do clube Alviverde. Com atuações de destaque nas competições estaduais de base, o atleta chamou a atenção de Damian Rotondo, que convocou-o para participar da pré-temporada da equipe em São José dos Campos. A Seleção Brasileira M20 realizou dois amistosos, derrotando em duas ocasiões o Tilcara,clube argentino de Entre Ríos, ambas por placares elásticos.
Representando o Farrapos, de Melo almeja repetir as boas atuações defendendo as cores do Farrapos e aproveitar a oportunidade para protagonizar um bom desempenho dentro de campo visando ajudar a sua equipe em buscar do título.
“A expectativa é grande, pois estou treinando muito duro há muito tempo em prol desse objetivo”, afirma o atleta bento-gonçalvense.
Além do Brasil, participam da competição continental as seleções do Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia e Paraguai. Os Curumins vão enfrentar o Chile, Colômbia e o Paraguai em busca do título.

Outras convocações
A convocação de Marcos de Melo não é novidade para o Farrapos, que tem colecionado motivos para se orgulhar. Em junho do último ano o atleta da categoria de base do Farrapos, Murillo Lazzarotti Bonesso também teve uma convocação e integrou a seleção brasileira M20 para o período de treinamentos intensivos visando o Sul-Americano M20, que foi disputado em março de 2018.
O jogador tem 17 anos e foi a primeira convocação para participar de um Campi da Seleção Brasileira M20. “A experiência é muito boa, vestir a camisa da seleção e ter ao lado os melhores jogadores M20, juntamente com Damian e Portugal é uma sensação inexplicável”, destacou na época o atleta do Farrapos. Além de Bonesso, outros dois atletas do Farrapos também haviam sido convocados para a seleção.

Convocações de novembro de 2017
Em novembro do último ano outros dois atletas do Farrapos também foram convocados para Seleção Brasileira. Eles embarcaram junto com a Seleção Brasileira para a segunda gira de amistosos do Brasil na Europa. Os atletas Angelo Marcucci e Mairício Canterle, além do técnico Javier Cardozo, participaram de três amistosos contra tradicionais seleções européias. Os confrontos foram realizados durante o mês de novembro.
A Seleção Brasileira XV fez a sua segunda gira na Europa de sua história. O técnico Rodolfo Ambrósio convocou 28 atletas, que embarcaram para o continente europeu. Os Tupis realizaram três amistosos contra potenciais rivais diretos na busca por uma vaga na Rugby World Cup de 2023. O Brasil enfrentou a Espanha, atual 19ª colocada no ranking da World Cup, a Alemanha, 23ª colocada, e a Bélgica, 26ª colocada do ranking. O Brasil situa-se na 29ª posição.
Dois atletas do Farrapos vão compor o elenco da Seleção Brasileira. O 3ª Linha Angelo Marcucci, um dos atletas que mais fez tries no Super 8 de 2017, e o capitão da equipe bento-gonçalvense, Maurício Canterle. O técnico Javier Cardozo faz parte do corpo técnico da seleção. “O sentimento é de realização e ao mesmo tempo de desafio para poder acompanhar o ritmo do grupo e somar do lado de dentro como de fora do campo. Com certeza temos um grande grupo e viemos a dar que falar na Europa”, ressaltou na época Marcucci. Os amistosos foram realizados nos dias 11, 18 e 28 de novembro, em três países diferentes.