Jardim cultivado dentro de garrafa sobrevive há 57 anos sem regas

2015-04-10_190211

As plantas só foram regadas uma vez, em 1972, e desde então não tiveram mais contato com o ambiente externo

Um engenheiro elétrico aposentado cultiva um jardim dentro de uma garrafa há quase 57 anos. Em 1960, na Inglaterra, David Latimer ficou curioso para saber o que aconteceria se colocasse algumas plantas em uma garrafa de vidro e fechasse o recipiente. Ele usou uma garrafa redonda, que antes carregava ácido sulfúrico, e colocou um pouco de terra, adubo, um broto e cerca de 120 ml de água. Doze anos depois, em 1972,a ele regou o jardim pela segunda – e última – vez. Hoje, a plantasobrevive em sua casa sem precisar ser regada.
A garrafa com o jardim fica posicionada a 2 metros de uma janela, o que faz com que ela pegue bastante luz solar. As plantinhas crescem em direção à luz e, por isso, David gira a garrafa de tempos em tempos, para que receba luz igualmente em todos os lados. O que era apenas uma muda, cresceu e envolveu todo o recipiente, que permanece fechado há 45 anos.
Você deve estar se perguntando como o jardim sobrevive, não é mesmo? O espaço fechado cria um ecossistema autossuficiente dentro da garrafa, em que a fotossíntese utiliza a luz do dia para fornecer energia para a planta se manter e crescer, e os nutrientes são sempre reciclados dentro do recipiente. David espera doar seu experimento para seus filhos cuidarem quando ele se for, ou então, para a Sociedade Hortícola Real, da Inglaterra.