Ivermectina pode afetar reprodutividade masculina

2015-04-10_190211

Pesquisa mostrou que 85% dos participantes desenvolveram algum tipo de problema reprodutivo após o uso do medicamento

Um estudo, feito por três universidades da Nigéria, aponta que o uso do medicamento Ivermectina pode afetar a saúde reprodutiva de homens. O levantamento mostra que 85% dos participantes desenvolveram algum tipo de problema neste sentido.
A pesquisa foi feita a partir da análise de 385 pacientes, todos usaram a Ivermectina. Os resultados apontam que 85% deles desenvolveram algum grau de disfunção reprodutiva. A conclusão dos pesquisadores é que “houve uma significativa queda na quantidade de espermas do paciente após o uso de Ivermectina”.
O medicamento é usado, normalmente, no combate à parasitas, mas, de forma errada, foi recomendado no combate à covid-19, como tratamento preventivo. No Brasil, o remédio chegou a integrar o chamado “kit covid”, composto por medicamentos ineficazes contra a doença desenvolvida pelo coronavírus.
O FDA, agência de medicamentos dos Estados Unidos, não permitiu o uso da Ivermectina no tratamento da doença, nem mesmo para animais. “Nunca use medicamentos para animais em você ou em outras pessoas”, alertou a agência. Ainda assim, algumas pessoas chegaram a utilizar.