Investimentos do MEC para educação básica caíram 39,1%

2015-04-10_190211

O índice está em um relatório de acompanhamento feito pelo Todos Pela Educação

O atraso na aprovação do orçamento para 2021, o bloqueio de verbas do Ministério da Educação (MEC) e a falta de gestão na pasta ocasionaram uma redução de 39,1% nos recursos reservados para gasto na educação básica, em relação a 2020, nos primeiros meses do ano. O índice está em um relatório de acompanhamento feito pelo Todos Pela Educação. O documento conclui que essa combinação de fatores fez com que não houvesse ações de preparação para a volta às aulas.
A análise leva em conta dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) de janeiro a abril. A falta de habilidade do governo em conduzir a aprovação célere do orçamento no Congresso, que aconteceu somente no final de março com sanção em abril, acarretou restrições para a utilização de recursos na pasta no início do ano.
O MEC não se manifestou acerca do relatório. Na semana passada o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o da Saúde, Marcelo Queiroga, assinaram portaria com diretrizes genéricas para volta às aulas. Na ocasião, defenderam retorno imediato.