Inverno que inicia na terça deverá ter frio intenso e pouca chuva

2015-04-10_190211

Ainda assim, mesmo com fortes ondas de frio, podem ocorrer também eventos de chuva volumosa

O inverno que começa às 21h14 da próxima terça-feira, 21, promete ter frio intenso e chuvas abaixo da média na região Sul do Brasil, conforme os prognósticos feitos por diversos serviços de meteorologia. Esse possível cenário, conforme a Emater/RS-Ascar, pode ser benéfico para as culturas de inverno, desde que alguns pontos sejam observados. Por outro lado, os produtores precisam ficar atentos às reservas de água para que as culturas de verão não sofram tanto em caso de nova estiagem.

Temperaturas próximas e abaixo da média também são esperadas a partir da incursão de massas de ar polar, sobretudo nos meses de julho e agosto, e pode haver ocorrência de geada.

Os dados da MetSul Meteorologia mostram que o La Niña será atipicamente prolongado: poderá se estender por vários meses e ser o mais intenso nesta época do ano em mais de duas décadas. Os efeitos do fenômeno no inverno se dão mais nas temperaturas, favorecendo as incursões de ar frio. Ainda assim, mesmo com fortes ondas de frio, podem ocorrer também eventos de chuva volumosa. As temperaturas baixas já no mês de março foram um indicativo do que se pode esperar para o inverno.

Menos chuva no inverno, contudo, significa menos disponibilidade hídrica para o verão, situação que pode afetar as culturas da estação em caso de nova estiagem. Por isso, a orientação é ter atenção ao nível dos reservatórios. As precipitações acima da média nos meses de abril e maio, e a possibilidade de que isso se repita em junho, porém, servem para aumentar a umidade do solo e torná-lo mais resistente a uma possível seca.