Inverno: agricultores preparam safra de olerícolas e frutícolas

2015-04-10_190211

Pepino: apesar de ter crescido o consumo, o pepino japonês ainda é bem menos comercializado do que o pepino salada convencional. No RS, há um movimento crescente de olericultores que estão substituindo o plantio do pepino salada pelo japonês. Contudo, como o segmento olerícola responde forte e rapidamente às oscilações entre oferta e demanda, a partir do momento que o mercado estiver sobrecarregado de pepino japonês, o preço tende a cair.
Quivi (também escrito kiwi): o produto está em plena colheita das variedades glabras (peladas) e de polpa amarela, da espécie Actinidia chinensis, com frutos de bom calibre e altos teores de açúcar. Em breve, terá início a colheita das variedades mais cultivadas na Serra, da espécie Actinidia deliciosa. De maneira geral, as plantas apresentam bom vigor e sanidade.

Pastagens e criações
Na pecuária de corte, o campo nativo, as espécies de pastagens perenes de verão (tíftons, panicuns e braquiárias) e as gramíneas anuais de verão (sorgo forrageiro, capim sudão e milheto) apresentam-se fibrosas, com menor taxa de crescimento e baixa qualidade, devido aos baixos índices de umidade no solo.

Tendência é ampliar a oferta de pepino japonês
Em breve, começará a colheita das variedades mais cultivadas na Serra