Instituído o Dia Regional do Suco de Uva

2015-04-10_190211
Chefe Protas, pesquisadora Patrícia e Vereador Biasi

Com o objetivo de promover  um dos principais produtos da cadeia vitivínícola, foi proposto e criado o Dia regional do Suco de Uva .O primeiro domingo do mês de março oficialmente será marcado como o Dia Regional do Suco de Uva. O lançamento da comemoração foi realizado na sexta-feira, (18) de outubro, em encontro na Embrapa Uva e Vinho. O evento ocorreu por meio de uma parceira entre a Prefeitura, Câmara Municipal e Embrapa Uva e Vinho. O Projeto, que virou lei, já está no calendário oficial de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Garibaldi.
Segundo dados publicados pela pesquisadora da Embrapa, Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em 2017 foram vendidos 107,1 milhões de litros da bebida, ou seja, houve um aumento de 30,98%.
O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando Protas agradeceu “pela percepção do vereador da importância e o significado da cadeia vitivinícola no momento que descobriu a beleza, riqueza e complexidade da pesquisa que tem por trás de tudo isso e realmente levantou uma bandeira oportuna e que despertou nossa sensibilidade, reconhecimento e gratidão”, disse.
Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção, é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia resultando num aprimoramento da cadeia produtiva da uva.
Os Prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e Monte Belo do Sul, Adenir Dallé,  Bento Gonçalves  Guilherme Pasin, vereadores Agostinho Petrolli (MDB), Neri Mazzochin (Progressistas), Sidinei da Silva (PPS), Volnei Christofoli (Progressistas), secretários, produtores e autoridades de Bento e região, também marcaram presença.
Ainda, durante o evento foi abordada a evolução mercadológica e produtiva do suco pelo chefe- geral da Embrapa, José Fernando da Silva Protas. A biomédica Caroline Dani destacou os benefícios do suco de uva para uma vida saudável e a pesquisadora Patrícia Ritschel, falou sobre novas cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho.

Suco de uva na merenda escolar
Em Bento Gonçalves o suco de uva já é alimento obrigatório na merenda escolar, e regulamentado por Lei 3.810/2005. O assunto foi abordado no evento pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Renata Geremia.
São servidas em média 324.100 refeições mês, para 10.432 anos das 44 escolas do Município. Além disso 100% do valor investido na merenda escolar é destinado para agricultura familiar.