Instagram vai exigir selfies de vídeo para confirmar a idade dos usuários

2015-04-10_190211

Mas a opção para enviar uma foto de um documento de identidade ainda estará disponível.

.

Instagram está preparando novos métodos de verificação de idade. Anunciadas pela Meta nesta quinta-feira (23), as soluções são destinadas a usuários menores de 18 anos para garantir que tenham a experiência certa para a sua faixa etária. Entre as medidas aplicadas para fazer a confirmação, está o envio de selfies de vídeo.

Os testes serão destinados a quem vai alterar a idade na rede social. “Se alguém tentar editar sua data de nascimento no Instagram de menores de 18 a 18 anos ou mais, exigiremos que eles verifiquem sua idade”, explicaram. Esta verificação consistirá em três métodos.

Comecemos pelas selfies de vídeos. De acordo com a controladora do Instagram, os usuários poderão escolher esta opção para fazer a verificação. A solução é fruto de uma parceria com a Yoti, uma empresa que oferece uma tecnologia para estimar a idade a partir das características faciais.

Após a verificação, a Meta e a Yoti prometem apagar a imagem. A responsável pelo Instagram ainda afirmam que “a tecnologia não pode reconhecer sua identidade – apenas sua idade”. O problema é que a rede social já possui um sistema parecido para confirmar a identidade de usuários que deu uma baita dor de cabeça no ano passado.

 

Instagram testa mais métodos de verificação de idade

A Meta ainda está experimentando a solução. Mas, felizmente, esta não é a única alternativa para fazer a confirmação de idade. Além das selfies de vídeos, a rede social está trabalhando com outras ferramentas para a verificação, como uma espécie de “comprovação social”.

A ferramenta é interessante, pois depende da confirmação de outras pessoas para fazer a mudança nas configurações. O Instagram explica que a opção permite que o usuário peça para que seguidores mútuos afirmem se a pessoa é menor de idade.

“A pessoa que atesta deve ter pelo menos 18 anos, não deve ser responsável por mais ninguém naquele momento e precisará atender a outras salvaguardas que temos em vigor”, afirmaram. “As três pessoas que você selecionar para atestar receberão uma solicitação para confirmar sua idade e precisarão responder dentro de três dias.”

Mas, se tudo isso não for legal para você, a opção para enviar uma foto de um documento de identidade ainda estará disponível. “Usaremos sua identidade para confirmar sua idade e ajudar a manter nossa comunidade segura”, afirmaram. “Seu documento será armazenado com segurança em nossos servidores e será excluído em 30 dias.”

Inicialmente, os métodos de verificação serão levados aos usuários dos Estados Unidos. Mas o Instagram pode expandir o experimento a outros países no futuro.