Instagram prepara ataque ao TikTok com nova função

2015-04-10_190211

A resposta do Instagram ao sucesso do TIK TOK chama-se Reels e é a mais recente ferramenta inspirada no sucesso da concorrência. Desta vez, o objetivo é fazer frente ao fenomeno mundial que ganhou meio milhão de novos utilizadores entre fevereiro e maio só em Portugal. A premissa é idêntica à aplicação chinesa: vídeos criativos e de curta duração, como desafios, sequências ou partidas, e onde é possível o recurso a efeitos ou músicas. O resultado pode depois ser compartilhado no stories, no feed ou ainda com os amigos através de mensagem direta. Depois de uma bem-sucedida fase de testes no Brasil durante o ano passado, onde foi reajustada, a ferramenta prepara-se para chegar à França e à Alemanha. Portugal terá ainda que aguardar, desconhecendo-se, para já, qualquer data para ter acesso à funcionalidade. O Instagram, cujo detentor é o Facebook, também pretende que o Reels tenha um espaço no perfil do utilizador e que apareça na aba Explorar. Para lembrar: o recurso de stories do Instagram foram baseadas no Snapchat. Também o IGTV surgiu com o objetivo de competir com plataformas mais antigas, como o YouTube.

WhatsApp lança figurinhas animadas e modo escuro para a versão web

O WhatsApp anunciou nesta quarta (1°) uma série de novas funções para a plataforma. Entre as novidades estão o lançamento das figurinhas animadas, o modo escuro para o WhatsApp Web, melhorias nas chamadas de vídeo e a possibilidade de, em breve, adicionar contatos por código QR.

Veja todas as novidades

Figurinhas animadas: o aplicativo lançou um pacote de figurinhas animadas, que vai dar mais vida a uma das formas de comunicação que se tornou bastante comum na plataforma. A plataforma não especificou se os usuários vão poder criar figurinhas animadas como fazem atualmente com as estáticas. Adicionar contato com código QR: segundo o aplicativo a novidade ainda não está funcionando, mas será possível adicionar um contato escaneando um código QR ao invés de ter que adicionar a pessoa na lista de contatos manualmente. Modo escuro na web: a versão desktop do mensageiro agora também ganhou o modo escuro, que chegou para os usuários na versão mobile no início do ano. Chamadas em vídeo com destaque: agora é possível destacar um dos usuários de uma chamada de vídeo. O WhatsApp lançou várias funcionalidades de vídeo nos últimos meses, como a expansão do número de pessoas numa mesma chamada, que agora permite até 8 usuários, e a introdução do Salas de Messenger.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google remove 25 apps da Play Store que roubavam login e senha do Facebook

empresa de segurança francesa Evina identificou 25 aplicativos de Android que tentavam roubar as credenciais de acesso (login e senha) do Facebook usando uma tela sobreposta. Juntos, os 25 apps conseguiram pouco mais de 2,34 milhões de downloads na loja. Os apps foram denunciados ao Google e retirados da loja no início do mês, segundo a Evina. Os conteúdos e funções oferecidos eram diversos: jogos, horóscopo, lanternas, leitores de código de barra e imagens para o fundo de tela (papel de parede). Em vez disso, os apps monitoravam o uso do celular e aguardavam até a vítima abrir o app legítimo do Facebook. Nesse momento, era aberta uma janela de navegador falsa, por cima da verdadeira, pedindo o usuário e a senha do Facebook.

Como saber se você instalou os aplicativos?

A remoção dos aplicativos na Play Store coloca esses softwares em uma lista de bloqueio usada pelo Google Play Protect. O Play Protect faz parte da Play Store e provavelmente já está em funcionamento no seu smartphone. Dependendo do caso, você pode até ser notificado quando um app indesejado é removido da Play Store. O Play Protect também pode ser conferido manualmente. No app da Play Store, você toca no menu três barras e em seguida procure a opção “Play Protect”. A tela seguinte informará se algum aplicativo nocivo ou indesejado foi encontrado em seu celular. Tocando no botão “Ler”, o Play Protect iniciará uma nova verificação, que deve identificar qualquer app indesejado que faz parte da lista de programas bloqueados pelo Google.