INSS vai conceder aposentadoria por telefone

2015-04-10_190211
Medida reduz tempo de espera da concessão do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a testar em outubro um novo modelo de concessão de benefício que consta em enviar para algumas pessoas uma carta comunicando que já podem se aposentar. Inicialmente, o teste foi feito com 5.000 segurados.
Se o beneficiário tiver interesse, basta ligar para o telefone do INSS (135) e confirmar a aposentadoria. Isso acaba com o trabalho de ir até uma agência física só para fazer a confirmação. O INSS também pretende ampliar, além da aposentadoria, a medida para conceder auxílio-maternidade e pensão por morte.
O INSS está buscando outras medidas para reduzir o tempo de espera das pessoas que entram com pedido de aposentadoria. Uma delas é a distribuição de processos entre agências saturados para outras de menor movimento. Por exemplo, alguma do interior que tenha demanda menor, pode receber processos de uma capital.

Revisão de benefícios
O INSS tem feito um pente-fino em benefícios, revisando pagamentos equivocados e gerando economia ao governo. A revisão já gerou 2 bilhões de reais em economia. A previsão é que ao fim de dois anos, a redução seja de 15 bilhões de reais.