Inscrições para vagas remanescentes do Prouni estão abertas

2015-04-10_190211

Começou ontem (05), o período de inscrições para as vagas remanescentes referentes ao segundo semestre do Programa Universidade Para Todos – Prouni, O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.
Para os candidatos que estão matriculados em alguma instituição de nível superior, o prazo vai até o dia 30 de setembro. Já aqueles que não estão matriculados nessas instituições, o prazo vai até o dia 16 de agosto.
Os requisitos para o candidato concorrer as vagas são: ter participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; ter alcançado média mínima de 450 pontos na prova; não ter zerado a redação; ter sido aluno de escola pública durante o ensino médio ou bolsista em escola particular; estudantes com deficiência também estão aptos a se candidatar; e por último, mas não menos importante, os candidatos precisam se encaixar em critérios de renda per capita familiar mensal, para as bolsas integrais de até um salário mínimo e meio e para bolsas de até 50% até três salários mínimos.
A comprovação de renda não será solicitada aos professores da rede pública atuantes da educação básica e também aos servidores permanentes de instituições públicas.

Como se inscrever
Os alunos interessados devem fazer a inscrição de forma gratuita acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.
Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes.
No cadastro, o candidato deve informar o seu CPF e a sua data de nascimento. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem, a partir da edição de 2010, e se obteve, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Havendo registro de participação no Enem, o sistema pedirá que o candidato cadastre uma senha, com a qual acessará o sistema para se inscrever às bolsas remanescentes, e que informe um e-mail válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.
O professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e do quadro de pessoal permanente da instituição pública, pode se inscrever para bolsas nos cursos com grau de licenciatura independentemente de ter participado do Enem. Assim, basta que o candidato informe que é professor para prosseguir com o seu cadastro.
Após a ativação do cadastro, o candidato deve acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e a senha cadastrada.