Iniciativa do Consepro aproxima policiais da comunidade

2015-04-10_190211

Não é apenas por meio de sua atuação para auxiliar no provimento das forças policiais que a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves trabalha para oferecer maiores condições de proteção à comunidade. A conscientização, por meio de projetos educacionais e de campanhas de percepção, também é uma forma poderosa de criar condições para o surgimento de um clima amistoso na cidade.
Uma das frentes de atuação do Consepro, nesse sentido, é a campanha ‘Policial Amigo’, na qual estabelecimentos comerciais são convidados a receber agentes da segurança pública durante a rotina de policiamento nas ruas. Funciona assim: os empreendimentos ficam livres para oferecer café, água, wifi e banheiro, enquanto a presença dos policiais amplia a sensação de segurança nas redondezas do estabelecimento – e ainda demonstram seu apoio ao Consepro. De acordo com o presidente do Consepro, Jose Carlos Zortea, o projeto tem como finalidade, ao mesmo tempo, estabelecer maior aproximação dos policiais com a comunidade e criar uma rede de apoio a eles. “É o policial fazendo seu trabalho e a comunidade o apoiando. Há várias formas de demonstrar incentivo a quem atua em nossa defesa e se arrisca diariamente para nos proteger, e isso não precisa, necessariamente, ser com dinheiro”, ressalta Zortea.

Para o comandante do 3ºBPAT, tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, projetos como esses trazem uma sensação de pertencimento dos soldados às comunidades onde eles atuam. “Costumo dizer que o policial é o reflexo de sua comunidade. Se ela o receber bem, o policial vai se sentir da mesma forma ao trabalhar ali, e Bento Gonçalves faz isso com muito acerto. Tanto que tem gente de fora que quer vir trabalhar aqui por causa dessa recepção”, diz o oficial. “Nesses pontos de apoio conseguimos nos aproximar ainda mais das comunidades, como se fosse uma extensão do policiamento comunitário, e isso é importante para reduzir a criminalidade, como já tem acontecido”, prossegue Carvalho. Vários estabelecimentos já aderiram ao projeto do Consepro, como relata o proprietário do Magnatas do X, no bairro Botafogo, Arno Selli. A adesão foi natural, pois ele entende que, assim, a cidade fica mais segura. “Somos parceiros para ajudar quem está na rua patrulhando pela nossa segurança, acho que os estabelecimentos que puderem ajudar devem participar, pois também estarão ajudando a levar mais segurança para os bairros e suas comunidades”, diz Selli.  Todos os estabelecimentos que aderem ao projeto ‘Policial Amigo’ são identificados com um cartaz alusivo à campanha.