Inicia a movimentação para definir as chapas que concorrerão à prefeitura

2015-04-10_190211
Com as eleições adiadas por causa da pandemia, muitas indefinições ainda podem mudar o cenário da reta final das urnas. Puxadas de tapetes e acordos não cumpridos já estão no cardápio desta eleição que promete ser tudo, menos morna.

O quadro eleitoral para a disputa à prefeitura de Bento Gonçalves ainda é incerto, já que eleição de 2020, que estava programada para outubro, foi adiada para novembro em decorrência da pandemia do coronavírus. Os presidentes dos partidos de Bento Gonçalves apostam que a eleição pode ter de três até nove candidatos, mas como ainda estão em andamento muitas negociações e “conversas” este número pode mudar para mais ou para menos. A indefinição quanto ao número de candidaturas acontece pela falta de um candidato governista para ser o sucessor do prefeito Guilherme Pasin (PP). Também em rumos de definição está a coligação PSDB/PP, que tem como possibilidade os pré-candidatos Diogo Siqueira (ex-prefeito de Santa Tereza e Secretário de saúde de bento Gonçalves) e o vereador Amarildo Lucatelli. Ainda existe a possibilidade de Diogo Siqueira perder a vaga para o vice de Pasin, Aido Bertuol (PSDB), como também Lucatelli pode ser substiutuído pelo atual vereador e Presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto (Progressitas)

A novidade deve aumentar o número de candidatos a prefeito para proporcionar visibilidade das candidaturas para o Legislativo. Outros partidos começam a definir suas coligações para a chapa majoritária de prefeito e vice nas eleições deste ano em Bento Gonçalves. Mesmo extra-oficialmente o MDB já definiu quem será o pré-candidato a vice de Alcindo Gabrielli. A coligação foi feita com o PL, que indicou Evandro Speranza ( ex-candidato a prefeito pelo PDT) para o pleito eleitoral. Apesar da definição de seu pré-candidato a vice, Gabrielli não descarta – obviamente – a coligação com outros partidos.

Novidade
A pré-candidatura de Paulo Caleffi, PSD, – que recebeu mais de 18 mil votos em Bento Gonçalves na eleição para para deputado Federal em 2018, onde é suplente – é o nome forte que pode bater de frente com os que já estão em campanha há mais de dois anos. Caleffi se aliou à figura feminina de Eliana Lorenzini, do PDT, como vice para atrair a maioria do eleitorado.

De vereador cassado a pré-candidato
O PSB de Moacir Camerini ainda articula a indicação de quem será o pré-candidato a vice. A cassação do mandato de vereador foi resultante da CPI das Fake News na Câmara de Vereadores, que apontou que Camerini utilizou da estrutura física e funcional (ex-assessores) da Câmara para a criação e manutenção de perfis falsos nas redes sociais. A acusação é de que ele disseminava conteúdos de imagens, vídeos, comentários caluniosos, falsos e difamatórios contra autoridades e colegas vereadores. O ex vereador Volnei Tesser, do partido Cidadania, deve fazer dobradinha na majoritária com um pré-candidato indicado pelo PSL. Ainda há o DEM, que busca um pré-candidato a vice para o delegado Álvaro Becker. Também está definida a pré-candidatura do PRTB, com a chapa pura de Volmar Giordani e Jair Cavalli.

Partidos que não se manifestaram
O Partido Novo ainda não decidiu quem vai ser o candidato do partido, mas já anunciou que vai lançar candidatura a majoritária. Da mesma forma, o PT afirmou que teria um candidato a prefeitura de Bento Gonçalves, mas ainda não divulgou nomes. Se os partidos realmente anunciarem seus candidatos, Bento terá 10 pessoas concorrendo ao cargo de prefeito.