Infectologistas garantem que vacina da gripe não provoca reações adversas graves

2015-04-10_190211
Especialistas alertam para que as pessoas não deixem de tomar as vacinas por medo de reações adversas

É comum ouvir de algumas pessoas que a vacina da gripe lhes fez gripar, o infectologista Ícaro Boszczowski, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, garante que não existe a possibilidade deste acontecimento, pois, a vacina é inativada e produzida com o vírus mortos.
O imunizante pode sim provocar reações tais como dor e vermelhidão no local da picada, mal estar ou febre baixa, porém são sintomas muito menos ofensivos que a gripe e que devem sumir em até 48 horas.
O que pode ocorrer e faz com que os indivíduos tenham essa impressão é evidenciado por dois fatores, um deles é que a eficácia da mesma é de cerca de 70%, então de fato, a pessoa pode ter tomado a vacina e ficar gripada caso ela faça parte dos 30% das quais o organismo mesmo recebendo a dose de imunizante não irá produzir anticorpos suficientes a fim de evitar a gripe, também se caso ela já estivesse infectada pelo vírus antes de tomar a vacina ou antes que ela faça efeito, o que pode demorar até 15 dias.
O Ministério da Saúde alerta que a vacina não deve ser ministrada a bebês menores de seis meses e aos alérgicos a proteína do ovo.