Infecção aguda de Covid-19 pode desencadear nova doença

2015-04-10_190211
Problemas de ritmo cardíaco, amnésia, diabetes, insuficiência respiratória crônica, ansiedade e fadiga estão entre as complicações detectadas

O problema é enfrentado por um em cada sete infectados pelo Sars-CoV-2

Estudo americano mostra que um em cada sete adultos infectados pelo novo coronavírus pode desenvolver ao menos uma nova condição médica que exige cuidados após a fase aguda — que dura três semanas — da infecção. Os pesquisadores chegaram a esses dados após avaliar registros médicos de mais de 200 mil pacientes. As conclusões foram apresentadas na última edição da revista British Medical Journal (BMJ) e, segundo os especialistas, servem como um alerta para a necessidade de fornecer assistência reforçada aos recuperados da doença desencadeada pelo Sars-CoV-2 durante um longo período.

Pequenos estudos anteriores sugerem que alguns sobreviventes da covid-19 desenvolvem condições clínicas de curto e longo prazos (sequelas), mas poucas pesquisas examinaram esse risco além do período de recuperação inicial. Os cientistas identificaram 266.586 adultos com 18 a 65 anos e diagnóstico de infecção por covid-19 entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2020.
A equipe examinou se os pacientes também tinham, ao menos, um problema de saúde de uma lista de 50 doenças. Os infectados pelo Sars-CoV-2 foram comparados com outros dois grupos: pessoas que não tiveram covid-19 e um grupo com diagnóstico de outras infecções respiratórias virais.

A análise dos dados revela que 14% dos infectados pelo novo coronavírus tinham pelo menos uma nova condição que exigia atenção médica após a fase aguda da doença.
O número é 5% maior do que o registrado entre os sem covid e 1,65% maior do que o dos indivíduos com outros males virais respiratórios.
Problemas de ritmo cardíaco, amnésia, diabetes, insuficiência respiratória crônica, ansiedade e fadiga estão entre as complicações detectadas. Os autores enfatizam que o estudo é observacional — por isso, não estabelece uma relação de causa e efeito. Também destacam que novas análises precisam ser conduzidas, já que se trata de um grande desafio a ser enfrentado.