Indústria moveleira prevê mercado aquecido e segue em busca de recuperação

2015-04-10_190211

Polo moveleiro de Bento Gonçalves cresceu 10,9% em 2020

O balanço de 2020, conforme dados divulgados, esta semana, pela Inteligência Comercial do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) aponta que o polo moveleiro do município reverteu a queda de desempenho verificada nos primeiros meses da pandemia. No ano passado, o faturamento foi de R$ 2,23 bilhões, um crescimento nominal de 10,9% em relação a 2019.
Atualmente, as empresas do polo moveleiro de Bento Gonçalves respondem por 27,2% do faturamento do estado, onde o total faturado em 2020 foi de R$ 8,22 bilhões – crescimento nominal de 9,1% em relação ao ano anterior. A retomada que teve início no segundo semestre fica muito evidente no comparativo interanual do segundo semestre. Em Bento, houve crescimento nominal de 22% e no RS, 25,5%.
Apesar dos números positivos dos últimos meses, as perdas decorrentes da pandemia ainda não foram recuperadas. Dentre os principais motivos, estão a alta dos custos e a falta de matérias-primas e insumos em decorrência da desestruturação da cadeia produtiva. As vendas se recuperaram de modo mais rápido do que a produção em um cenário de estoques em baixa e alta no preço dos insumos, em especial os dolarizados.
A pandemia vai deixando para o setor moveleiro um importante aprendizado, de que os cenários podem ser alterados de forma abrupta. As empresas mais preparadas tomaram frente nesse mercado que pede um dinamismo muito grande no atendimento, gestão de produção e entregas.