Indústria de Grafeno da UCS é destaque na Times Square

2015-04-10_190211
A Indústria de Grafeno, da Universidade de Caxias do Sul, virou destaque em um painel digital na Times Square, em Nova York (EUA). Foto: Divulgação

A maior planta de produção da América Latina foi divulgada em um dos pontos mais famosos do mundo

A Indústria de Grafeno, da Universidade de Caxias do Sul, virou destaque em um painel digital na Times Square, em Nova York (EUA), na terça-feira (20). Representada na imagem pelo reitor Evaldo Antônio Kuiava e pelo professor Manoel Valente, o nome da instituição alcançou grande repercussão na mídia pela sua produção de grafeno.

Na chamada o destaque apontou que Caxias do Sul está expandindo a produção de grafeno com a maior planta de produção na América Latina, “Caxias do Sul opens the largest industrial graphine plant in Latin America”. A divulgação foi realizada pela Cision que é uma empresa de relações-públicas e de mídia e prestadora de serviços de comunicação nos Estados Unidos.

A universidade sediou recentemente, de 9 a 16 de julho, a Primeira Feira Brasileira do Grafeno. Com um público de mais de 3 mil pessoas, contando também com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o evento serviu para impulsionar contatos e negócios. O grafeno é considerado um dos maiores recursos da atualidade em alta tecnologia.

Grafeno
O grafite é a fonte principal de extração do grafeno e a iniciativa da UCS trabalha na separação de camadas, potencializando suas propriedades. O material é considerado 200 vezes mais forte que o aço, extremamente leve, possui características lubrificantes e é resistente a radiação UV.

Ele pode ser usado na área da saúde no desenvolvimento de nano sensores. O grafeno já vem sendo utilizado com esta finalidade na Espanha, auxiliando no desentupimento de veias. Além disso, o material é utilizado em aditivos para aumentar a resistência do concreto na construção civil; em aditivos de lubrificantes de motores, tecidos com efeito bactericida e térmico, entre outras aplicações.