Impressão das provas do Enem podem atrasar em 2019

2015-04-10_190211
O ideal é que a prova fosse ainda neste mês, ou no mês de maio para a impressão

A gráfica que iria imprimir o Exame do Ensino Médio (Enem) decretou falência na segunda-feira (01) e paralisação de todos os trabalhos.
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deixará de ser impressa pela RR Donnelley, gráfica responsável pela impressão do desde 2009. A empresa “precisou encerrar suas ações no Brasil” por causa das “atuais condições de mercado”.
Para que o cronograma do maior vestibular do país não se atrase, o ideal é que a prova fosse ainda neste mês, ou no mês de maio para a impressão. O exame será aplicado em novembro e as inscrições para quem quer pedir a isenção da taxa.
O decreto de falência da empresa complica inda mais a situação do Enem, que está sendo afetado pela crise atual no Ministério da Educação (MEC). Na semana passada, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido ao se desentender com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Ele foi o responsável pela decisão de deixar de avaliar a alfabetização no País, revelada pelo Estado e depois revogada por Vélez.
O presidente no Inep daria o aval para o trabalho da comissão criada para analisar questões consideradas inadequadas. Ainda não foi nomeado um substituto. Só depois de finalizado esse trabalho é que a prova com 180 questões será montada, um trabalho demorado.