A importância da escovação dentária na saúde do animal

2015-04-10_190211
Leve seu pet ao veterinário com regularidade, para garantir sua saúde e bem estara

Você sabia que a escovação dentária diária é fundamental para a saúde de cães e gatos? Ao escovarmos os dentes diariamente, retiramos a placa bacteriana que é formada nos dentes e gengivas e que, mais tarde, formará o tártaro, mau hálito, podendo levar à doença periodontal e até doenças sistêmicas.
É necessário muita paciência e dedicação num primeiro momento em que você tentar escovar os dentes do seu pet. Deve ser feito de forma gradual e agradável, como uma brincadeira, oferecendo petiscos como forma de recompensa, para que a escovação não se torne um momento de estresse para você e para o animal.
A seguir, mostramos um passo a passo para te ajudar a acostumar o seu animal com a rotina da higiene bucal:

1. Dedo na boca:
Passe um alimento saboroso no seu dedo e encoste-o na gengiva dele, fazendo movimentos circulares, de forma agradável para o animal. Repita o breve procedimento uma vez ao dia, ampliando aos poucos a área de ação.
2. Creme dental:
Quando o animal aceitar bem a massagem nas gengivas, aplique um creme dental próprio para animais em uma gaze ou no seu próprio dedo, fazendo os mesmos movimentos da etapa anterior. É muito importante utilizar somente o produto específico, pois o creme dental destinado à humanos pode ser altamente tóxico para o animal.

3. Dedeira ou escova dental:
A próxima etapa é trocar a gaze por uma dedeira ou escova dental de uso veterinário. Certifique-se de que o pet já está totalmente acostumado com o toque em sua boca. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente.

4. Profilaxia periódica:
A profilaxia é a limpeza dos dentes do animal. Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize o procedimento, é fundamental. Além da escovação com creme dental, existem hoje diversos produtos que nos auxiliam e muito a manter a boca dos pets sempre limpa.