IFRS busca parceria para realizar evento de estudo e pesquisa

2015-04-10_190211
Instituto Federal alega corte de orçamento para pedir auxílio

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está buscando parcerias para realizar o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, que deve reunir cerca de 600 alunos em novembro. A instituição publicou um chamamento público solicitando apoio de empresas e entidades. Em reportagem da Gazeta, em junho, o reitor Osvaldo Casares Pinto Pinto, falou sobre as dificuldades enfrentadas para levar adianta as normalidades da instituição, devido ao corte da verba orçamentária.
Através da parceria, a instituição busca doações e cedências de materiais e serviços, tendo como contrapartida a divulgação da marca das empresas apoiadoras no site e nos materiais promocionais do evento. Entre os pedidos de doação estão canetas, blocos de anotação, copos descartáveis, guardanapos de papel, água, café e biscoitos. Já as solicitações de cedência são de crachás, sistema de controle de presença, tendas gazebos e puffs.

Sobre a situação orçamentária do IFRS
Esta é a primeira vez que a instituição solicita apoio para a realização das atividades. Devido aos cortes e contingenciamentos no orçamento das instituições de ensino federais, que ocorrem em especial desde o ano de 2016, outros eventos e iniciativas como visitas técnicas deixaram de ser realizados no IFRS.
Apesar do crescimento do complexo estudantil, em número de campi e de alunos, o orçamento da IFRS vem sendo reduzido desde o ano de 2016. Para os 17 campi e aproximadamente 19 mil estudantes, no ano de 2017 o orçamento aprovado para o IFRS na Lei Orçamentária Anual (LOA) foi de R$ 50 milhões. A título de comparação, no ano de 2012, quando a instituição tinha 12 campi e 12 mil alunos, o orçamento havia sido de R$ 54 milhões.

Sobre o Salão
O 2º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, no Campus Bento Gonçalves. Estudantes e servidores divulgarão projetos realizados nos 17 campi da instituição. O tema central desta edição é “A nova realidade nacional: riscos e desafios para ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional e Tecnológica”.
O Salão congrega sete eventos simultaneamente: 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 5º Seminário de Extensão, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, 2º Seminário de Pós-graduação, 2º Seminário de Internacionalização, 5ª Mostra de Robótica e 4ª Mostra Cultural do IFRS. Mais informações podem ser acessadas no site eventos.ifrs.edu.br.