6 meses para agendar atendimento para aposentadoria no INSS

2015-04-10_190211

Datas para quem entrar em contato neste mês estão disponíveis apenas em agosto

Quem deseja se aposentar, terá de aguardar 180 dias para marcar a data do primeiro atendimento. Estes números foram extraídos do INSS de Caxias do Sul (que age como uma espécie de matriz da instituição na Serra Gaúcha).
Segundo a Chefe de Atendimento da Gerência Executiva do INSS na região, Marcia Sebben “o aumento no número de dias, que no mesmo período do ano passado era de 120, subiu pois houve uma grande procura de novas aposentadorias através de noticias de reformas da Previdência Social. Para Marcia, esta alta procura limitou a quantidade a ação da entidade. “Esta alta busca diminuiu a capacidade operacional da Agência. “Além disso, nesse meio tempo houve também as férias dos servidores, que culminaram em uma grande bola de neve”.
Os números revelam uma alta de 26% em comparação ao primeiro semestre, ou seja, de janeiro a junho de 2016, 1.473 pessoas procuraram as agências do INSS para realizarem o atendimento, enquanto de agosto de 2016 até janeiro de 2017, já foram 1.867 novos contatos.
Quanto a disponibilidade do atendimento, Marcia foi clara ao dizer que “o INSS garante a data do inicio do benefício no dia que o segurado ligou para agendar, caso ele preencha os requisitos”.
Marcia enfatizou que o aposentado não deve desistir de se aposentar caso este seja seu desejo: “Eu não aconselho às pessoas a desistirem já na 1ª tentativa, pois a cada dia o sistema de agendamento abre vagas novas. Contudo, é necessário que o interessado faça o quanto antes, afinal como a procura é grande, as vagas se esgotam rapidamente”;
Vale ressaltar que o interessado deve agendar o pedido de aposentadoria via fone 135 ou pela internet no endereço www.previdencia.gov.br. O agendamento é gratuito e o aposentado deverá estar munido dos seguintes documentos: Número do PIS/PASEP/NIS, Carteira de Identidade e CPF.