Idosos começarão a ser vacinados em Bento

2015-04-10_190211


A imunização ocorrerá no sábado (13) e domingo (14), no formato drive-thru

O município de Bento Gonçalves começará, no próximo final de semana, a vacinação dos idosos acima de 90 anos. A Secretaria da Saúde recebeu, na segunda-feira (08), mais 1.960 doses da CoronaVac, que também serão destinadas aos profissionais da saúde.
A imunização dos idosos ocorrerá no sábado (13) e domingo (14), entre 10h e 16h, e será em formato drive-thru, na tentativa de evitar aglomerações. As doses serão aplicadas na Fundaparque. Será obrigatório a apresentação de documento oficial com foto e CPF, além do Cartão SUS. Não será necessário agendamento.
Segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves, o município optou pelo início da vacinação para idosos acima dos 90 anos, pois, a quantidade de doses recebida não seria suficiente para abranger uma faixa maior. Ainda segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, após a vacinação total desse grupo, que seria de aproximadamente 1.400 pessoas, seguirá o cronograma de imunizações, até chegar na vacinação daqueles com 60 anos, conforme as doses forem colocadas à disposição do município.
Segunda dose
Nesta quarta (10), quinta (11) e sexta-feira (12), será realizada a aplicação da segunda dose dos profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência.
Doses recebidas
No total, já foram recebidas 4.330 doses da CoronaVac e 1.400 da Oxford/AstraZeneca. A Campanha de Vacinação segue o Plano Nacional de Imunização, e a ordem prioritária estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram aplicadas 2.962 doses, sendo 2.544 profissionais da saúde, 378 idosos em Ilpis e 40 indígenas.
Agendamento dos profissionais da saúde
Na próxima semana, com as doses remanescentes, ou chegada de novas vacinas, será realizado novamente o agendamento para os profissionais da saúde pertencentes aos grupos 11 e 12 do ordenamento do estado. A secretaria irá informar as datas.

Grupos:
11- Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída;
12- Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.