Identidade Jovem permite viagens gratuitas e meia-entrada para jovens de 15 a 29 anos

2015-04-10_190211

O documento emitido pelo governo, garante que jovens que não sejam estudantes tenham, direito a meia-entrada em eventos
Os jovens entre 15 e 29 anos, que têm renda familiar de até dois salários mínimos, podem solicitar a identidade jovem, que é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
A identidade jovem foi instituída pelo Decreto 8.537/2015 e pode ser solicitada pelo site mantido pelo governo: https://idjovem.juventude.gov.br/.
Há um site mantido pelo governo com informações sobre a emissão da Identidade Jovem.

Meia entrada
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos.

Transporte
São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​

Regras
Ter entre 15 e 29 anos – Não precisa ser estudante;
Estar inscrito no Cadastro Único – A inscrição pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS;É necessário que o interessado esteja com o cadastro atualizado no Cad. Único;Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
É necessário que o interessado saiba o seu número do NIS, que está em sua Carteira de Trabalho, Cartão do Cidadão ou extrato do FGTS.