Hospital Tacchini registra recorde histórico de atendimentos em um dia

2015-04-10_190211
Foto: Reprodução

Na última quarta (12), o hospital acolheu 138 moradores com sintomas respiratórios

A procura por atendimento no Hospital Tacchini, em decorrência de sintomas respiratórios, atingiu uma nova marca na última quarta-feira, 12.  Em um único dia, o pronto socorro da entidade acolheu 138 pacientes, entre pacientes adultos e pediatria, um número recordo que supera em 21% a maior marca já registrada até então. O recorde anterior foi registrado em junho de 2021, quando 114 consultas foram realizadas.  

A maior parte dos moradores que recorre ao hospital tem sintomas leves e gripais, e o índice de internação hospitalar para os casos recentes é baixo, com 1,39% em janeiro. No mesmo período do ano passado este número atingiu 8% dos atendimentos. Em dezembro do último ano, a média diária de consultas em decorrências de problemas respiratórios era de 50 atendimentos. O período de espera por atendimento por variar entre 30 a 90 minutos.

Na semana passada, ao constatar o elevado aumento nos atendimentos – passando de 50 consultas diárias para 90 – o  Hospital Tacchini já havia tomada providências para evitar o colapso em sua estrutura de acolhimento, aumentando suas equipes multiprofissionais e a aplicação de medicações de ação rápida, que não necessitem de tempo de observação.

A entidade passou a reforçar junto à comunidade que, em casos leves gripais, não deve recorrer ao pronto-socorro, uma ala destinada a pacientes doentes com sintomas de febre, tosse, dores pelo corpo, entre outras patologias mais graves. 

O hospital disponibilizou para pacientes, cujos sintomas são similares aos de uma gripe comum (tosse, mal-estar, coriza, dor de cabeça, diarreia e/ou dores musculares), um número telefônico para oferecer orientações, antes de comparecer ao Pronto Socorro. Os pacientes que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, o (54) 3455 4170 / (54) 3455 4172. Já os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7029.