Hospital Tacchini manterá cronograma das cirurgias oncológicas

2015-04-10_190211

Recebimento de medicamentos do estado amenizaram a situação de escassez

Em coletiva de imprensa, a direção do Hospital Tacchini anunciou que conseguirá manter as cirurgias oncológicas, em Bento Gonçalves. Participaram o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio e a diretora da divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Roberta Pozza.

Todas as ciru rgias serão analisadas conforme sua gravidade. Também o declínio no número de internados em estado grave, na instituição, ajuda no controle de uso de medicamentos. Segundo Mancio, o Tacchini conseguiu liberação da importação de uma grande remessa de medicamentos importantes para os internados. “Essa importação tem previsão de chegada no dia 15 maio. Nosso desafio agora é aguentar até esse medicamento chegar. Por isso, estamos fazendo um forte controle do estoque”, revela.

O superintendente também apontou que a remessa de medicamentos entregues pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado, amenizou e deu um fôlego a mais para o estoque. “Estamos também trabalhando ações para uma possível terceira onda da doença, que tem previsão que ocorra entre o final de maio e começo junho”, alerta. Mancio ainda ressaltou, que para evitar uma nova superlotação do sistema de saúde é preciso que o governo agilize a aplicação da vacinação na população.

A diretora Roberta Pozza, ressaltou que é preciso que as pessoas estejam, cada vez mais, conscientes sobre a necessidade de manter os protocolos e cuidados sanitários. “A segunda onda trouxe muita preocupação quanto ao uso da estrutura e medicação hospitalar. Estamos melhor do que antes, mas ainda não estamos com a situação devidamente controlada”, lembra Roberta.

Questionados sobre o posicionamento do Hospital Tacchini, em relação a pedido de setores econômicos, que se sentem prejudicados pelo Decreto de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, sobre reabertura e normalização de atendimento ao público, tanto o superintendente, quanto a diretora preferiram apenas pedir que as pessoas tomem todas as precauções necessárias, mas não foram objetivos na posição da instituição de saúde sobre o assunto.

Números
Segundo os dados desta quinta-feira (08), do Boletim Epidemiológico, do Comitê de Atenção ao Coronavírus, 75 novos casos foram contabilizados, em Bento Gonçalves, nove pacientes apresentaram cura clínica. São, no total, 12.990 casos confirmados, 10.842 curados e 232 óbitos. Foram confirmados mais dois óbitos, nesta quinta-feira (08), de paciente diagnosticado com coronavírus.

Um homem, na faixa etária dos 90 anos, estava internado no Hospital Tacchini. Tinha comorbidades e faleceu no dia 07 de abril e ainda uma mulher, na faixa etária dos 80 anos. Tinha comorbidades e faleceu no dia 05 de abril.

Dos pacientes confirmados com Covid-19, na UTI adulto/pediátrica estão 20 pacientes, em isolamento hospitalar 35 pacientes e 1.861 pessoas estão em isolamento domiciliar. Segundo o Dashboard do Governo do Estado, 54 pessoas estão na UTI, sendo que 20 são pacientes Covid.

A ocupação de leitos SUS e UTI adulto está em 91,3%. Dos leitos Covid, fora da UTI, a ocupação está em 52,1%, dos 100 disponíveis, 41 estão ocupados. Dos respiradores, a taxa de ocupação está em 80%, com 36 dos 45 equipamentos disponíveis ocupados.