Hospitais gaúchos recebem remessa de medicamentos do kit intubação

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves recebeu apenas um item com medicamento para sedação de pacientes

Uma nova remessa de 27.225 frascos de medicamentos do chamado kit intubação, adquiridos pelo governo do Estado, estão sendo entregues, nesta sexta-feira (19), para 30 hospitais gaúchos que relatavam possível desabastecimento desses insumos. O hospital de Bento Gonçalves recebeu um item do kit Intubação, com Propofol 20ml, contendo 3.720 ampolas.
O propofol é um remédio anestésico que torna o paciente inconsciente e sedado, sendo muito utilizado para a realização de cirurgias e outros, como para realizar o procedimento de intubação para respiração mecânica de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
A remessa foi integralmente adquirida pela Secretaria da Saúde (SES) com recursos do Tesouro do Estado, por meio de ata de registro de preço do Ministério da Saúde. Para a distribuição dos medicamentos, a SES contou mais uma vez com o auxílio do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul.
Os hospitais beneficiados foram os que relataram estoque crítico desses insumos, frente ao aumento da demanda de pacientes em condições graves de Covid-19 e a dificuldade de aquisição no mercado privado. Porém, segundo o superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, a maior parte desse tipo de medicamento é adquirido pela própria instituição. “Esses medicamentos repassados pelo governo, não fiz conta exata, mas representa apenas 3% de tudo que é consumido pelo hospital, ou seja, o grande volume é comprado. Isdso está sendo um probelam, pois, sabemos o que precisamos de insumos e não tem no mercado essa disponibilidade”, avalia.
Esses remédios não fazem parte da rotina de compra da Assistência Farmacêutica do Estado, mas em função das dificuldades relatadas pelas instituições hospitalares, a Secretaria da Saúde fez a compra excepcional dos insumos, para garantir a continuidade da assistência aos pacientes de Covid. A necessidade reflete o cenário nacional de alta demanda por anestésicos e bloqueadores neuromusculares. Nesta semana, já foram entregues outros 35 mil medicamentos para essa finalidade.