Horário de verão termina no próximo domingo

2015-04-10_190211
Próximo domingo (17), à 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora

Os fãs do horário de verão terão a última semana para a aproveitar a hora a mais de sol, no próximo domingo (17), à 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora no Rio Grande do Sul, um dos 10 estados que aderem o Horário Brasileiro de Verão.

Mudança
Esta última edição do horário de verão foi marcada pela mudança do início de sua vigência para o primeiro domingo de novembro, definida em um decreto presidencial assinado por Michel Temer em dezembro de 2017. Com isso, em vez de começar no terceiro domingo de outubro, como anos anteriores, a alteração passou a vigorar em quatro de novembro.

Polêmicas
Depois disso, ainda houve um novo pedido de reconsideração da data, desta vez partindo do Ministério da Educação (MEC), pois o adiantamento dos relógios ocorreria no mesmo dia em que seria aplicada a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Inicialmente, o governo acenou que estava sensibilizado com o pedido e que a troca seria feita. No entanto, um novo decreto que faria a alteração para 18 de novembro não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, por isso, a Casa Civil da Presidência afirmou que não seria possível atender a demanda do MEC.

Possível extinção
A mudança via decreto ocorreu depois de um processo em que o governo discutiu até mesmo extinguir o horário de verão, a partir de dados do Ministério de Minas e Energia que apontavam uma efetividade decrescente da medida para economizar eletricidade.