Horário de verão chega ao fim no próximo domingo

2015-04-10_190211

Comum na vida das pessoas entre outubro e fevereiro, o horário brasileiro de verão chega ao final exatamente às 00:00h de domingo, ou seja, o ponteiro do relógio deve ser atrasado em uma hora, tendo o dia de sábado, 25 horas ao invés de 24.
Para quem curte o sol até mais tarde, deverá aproveitar o sábado para se esbaldar com o horário, que será obsoleto a partir de domingo, e que deverá voltar apenas no mês 10 deste ano.
Ainda assim, nem tudo será um problema neste dia: para quem gosta de visitar clubes ou festas, a noitada terá uma hora a mais. Para aqueles que não são fãs de acordar cedo, aí vai uma notícia ótima: o despertador na segunda-feira irá soar uma hora depois do que soa agora.

A história do horário de verão
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Porém, em vários períodos, ele deixou de ser estipulado, até o ano de 1985.
Desde então, o horário de verão é adotado anualmente. Nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu o seu estágio atual.
Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Depois de oito anos sem adotá-lo, o estado da Bahia, no Nordeste, passou a contar com este em 2011. Em 2012, no entanto, a Bahia voltou atrás nessa decisão. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o Carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana. Até 2007 a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República. É designado pela sigla BRST (Brasília Summer Time), quando os relógios são adiantados em uma hora, passando do fuso GMT -3 para o fuso GMT -2.

Mais uma semana de instabilidade em Bento Gonçalves
Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam mais um período de tempo instável na cidade. Outra vez, o cidadão deverá portar consigo protetor solar e guarda-chuvas, para evitar incômodos.
Isso porque é difícil prever o que pode acontecer nestes dias. Hoje, por exemplo, a tendência é de tempo nublado durante todo o dia, mas que pode virar (tanto para a chuva quanto para o sol) durante seu decorrer. Além disso, as altas temperaturas manterão o dia quente: mínima de 23°, máxima de 33°.
Para sábado, o último dia do horário de verão não deve ter sol: com a temperatura ficando entre os 23° e os 30°, a chuva poderá ser fazer presente, perfeito para quem prefere aproveitar o final de semana assistindo um filme, ou ficando em casa.
Já o domingo deverá ser de tempo encoberto e chuvoso, e a temperatura deverá subir ainda mais, ficando acima de 24° e abaixo dos 31°
Para iniciar a semana de carnaval e de volta às aulas para muitas escolas e faculdades do município, as chuvas poderão estar novamente caindo do céu da cidade, e as temperaturas ficarão entre os 23° e os 30°.