Homens têm até hoje para se filiar ao INSS e garantir menor tempo de recolhimento

2015-04-10_190211

Os homens que desejam poupar até 5 anos de contribuição têm até a próxima terça-feira (12) para se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A opção é válida para pessoas do sexo masculino que ainda não tiveram a carteira de trabalho assinada ou que ainda não contribuíram espontaneamente com o INSS. Para mulheres, a regra não muda, pois, o tempo mínimo de trabalho não aumenta com as novas regras.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) marcou para terça-feira a cerimônia. A partir daí as novas regras para a aposentadoria entram em vigor. Sendo assim aqueles que ainda não tiverem se cadastrado no Instituto, poderão se aposentar somente depois de 20 anos de contribuição e não mais com 15, como é atualmente. E, para validar a inscrição com a regra antiga, também é necessário pagar o boleto de contribuição.
Para se inscrever no INSS é necessário ter, no mínimo, 16 anos de idade. Quem trabalha ou já atuou com carteira assinada já é automaticamente segurado do instituto e não precisa fazer a inscrição.

Caso não tenha vínculo, é preciso se inscrever como contribuinte individual e começar a contribuir com a Previdência. A medida pode beneficiar principalmente jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho. Como fazer a inscrição:
– Acesse o site do INSS;
– Imprimir boleto;
– Realizar o pagamento.