Homem de 60 anos é diagnosticado com H1N1 em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
A vacinação é uma importante e eficaz ferramenta de prevenção da gripe H1N1

Foi divulgado na terça-feira (28), pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso de H1N1 em Bento Gonçalves.
A gripe H1N1 também conhecida por Influenza A, é provocada por um vírus resultante de mutações do vírus da gripe, através da combinação de segmentos genéticos da gripe humana, com a gripe aviária e a gripe suína.
De acordo com o Setor de Epidemiologia, o infectado foi um homem de 60 anos, que não havia sido imunizado com a vacina, que já recebeu alta hospitalar após receber o tratamento apropriado.
De acordo com o coordenador das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira: “A vacina não exclui a possibilidade de o paciente contrair uma gripe, mas sem dúvida é um grande, senão o maior reforço à prevenção contra situações mais graves, como neste caso”.
A ocorrência do caso assusta e enfatiza a necessidade de que todos os grupos de risco sejam vacinados, pois infelizmente ainda temos um inverno pela frente, que é quando os casos possuem a probabilidade de aumento se a população não estiver imunizada.
Fique atento aos sintomas da H1N1 que podem confundir-se com a gripe comum, entretanto, possuem uma intensidade muito maior.
Febre alta, acima de 38ºC, 39ºC, de início repentino;
Dor muscular;
Do de cabeça muito intensa;
Dor de garganta;
Dor nas articulações;
Irritação nos olhos;
Tosse;
Coriza;
Cansaço;
Falta de apetite;
Vômitos;
Se previna!
A transmissão de todos os subtipos da gripe ocorrem através do contato de saliva e secreções respiratórias de pessoas infectadas, o que pode ocorrer direta ou indiretamente, já que as pessoas tocam em objetos de uso público ou comum e o vírus fica em todos eles.
É muito importante lavar as mãos várias vezes ao dia com bastante água e sabão ou usar álcool em gel para desinfetar;
Jogue no lixo os lenços utilizados para limpar secreções e saliva;
Evite ao máximo estar em locais fechados com muitas pessoas;
Evite o contato com pessoas gripadas, o infectado pode ter contraído um subgrupo mais grave da gripe e ainda não saber;
Lave as mãos antes de tocar em canais de entrada do vírus no organismo como os olhos, nariz e boca;
Não compartilhe copos, talheres, batom ou qualquer outro objeto de uso pessoal;
Se for viajar e o local que você for estiver com uma incidência de casos da doença, se possível, cancele a viagem e vá em outra época, se não, redobre todos os cuidados;
Fique atento aos sintomas da gripe, se notar a incidência de um ou mais que se confundam com o vírus H1N1, procure assistência médica.