Handpoke, a tatuagem minimalista feita de forma totalmente artesanal

2015-04-10_190211

Handpoke é uma técnica manual de tatuagem que utiliza uma ou mais agulhas, às vezes unidas por um suporte. Cada profissional trabalha da maneira mais confortável para si, pois não existe uma regra de como deve ser montada a agulha ou o conjunto delas. Com a recente popularização da handpoke, existem alguns kits prontos que são vendidos aos profissionais. Agulhas próprias para a técnica tradicional podem ser compradas com muito mais facilidade hoje em dia. A provável origem dessa técnica artesanal de tattoo está nas culturas ancestrais, principalmente do Japão. Lá os tatuadores usavam (e ainda usam) um instrumento chamado Tebori, um longo pedaço de bambu onde é fixada a agulha. Com Tebori ou não, a handpoke tattoo é considerada uma tatuagem mais demorada. A cicatrização tende a ser mais rápida e a aplicação na pele é menos agressiva do que a tattoo com máquina. Por isso, se você possui a pele sensível ou possui problemas com cicatrização, essa é uma modalidade indicada para você.

Handpoke dói mais do que tatuagem com máquina?

Quando falamos da dor na tattoo é preciso levar algumas coisas em conta. A primeira coisa é: alguns lugares do corpo são mais sensíveis do que outros. Segundo: a sensação da dor varia muito de uma pessoa para outra. E terceiro: o estilo de trabalho do tatuador pode influenciar na dor. O que isso significa, afinal de contas? Que dependendo do lugar onde você for tatuar, dependendo da sua resistência à dor e dependendo de quão “pesada” é a mão do profissional da tattoo, você pode sentir tanta dor quanto alguém que faz uma tattoo com máquina. A principal diferença nestes casos é o tamanho do desenho. Como a handpoke tattoo possui uma aplicação mais demorada, pode ser que um desenho menor seja mais adequado, pois aí o tempo de exposição à agulha não será tão longo. O ideal são sessões de até duas horas. Só que a resistência à dor também varia de uma pessoa para outra.

Traços finos e pontilhados

Para quem gosta de traços finos, este estilo de tatuagem é o ideal. São desenhos ou frases escritas com muita delicadeza, afinal de contas são legítimos ponto a ponto, enquanto a máquina utiliza 20 agulhas ao mesmo tempo. O tatuador Lucas Bertuol usa essa técnica para fazer tatuagens, em sua maioria minimalistas. Apesar de demorar muito mais, ele calcula que chega a ser 5 vezes mais demorado do que uma tatuagem feita a maquina, a preferência dele é usar apenas a agulha e fazer ponto por ponto.