Halloween: aprenda a fazer uma maquiagem caseira que imita ferimento na pele

2015-04-10_190211

Aquela maquiagem para deixá-lo mais assustador para o Halloween pode ser feita em casa. Basta um tubo de cola branca (importante que não seja tóxica), maquiagem de cor de pele, papel higiênico e dois pincéis pequenos. Para dar destaque à ferida, use uma base que destoe da pele. É importante forrar o piso com jornal para não manchar.
O primeiro passo é rasgar o papel higiênico. Providencie papel higiênico e rasgue um pedaço um pouco maior do que a área da ferida. Se você for fazer a ferida na mão, precisará de apenas meio quadrado de papel higiênico, mas as feridas maiores exigem mais papel, talvez dois ou três quadrados. Lenços de papel também são uma boa alternativa.
Dê preferência a lenços de papel sem textura ou marca d’água. Feito isso, rasgue um novo pedaço de papel igual ao primeiro. Você precisará de pelo menos dois papéis idênticos, pois esse é o número mínimo de camadas de que a ferida falsa precisa.

O segundo passo é passar a cola na região onde a ferida será aplicada. Despeje um pouco de cola numa caneca e aplique-a na pele com pincel. Se você deseja imitar um ferimento discreto, como uma mordida ou arranhão de zumbi, não precisará de tanta cola. Já um grande corte exigirá uma quantidade um pouco maior do produto. Use cola suficiente para que o papel fique bem preso à pele.
Ponha o papel no lugar onde você espalhou a cola, apertando-o bem para criar uma união firme. Deixe a cola secar por aproximadamente um minuto.
Ao notar que o papel está bem preso à pele, repita o processo. Use o pincel para espalhar uma nova camada de cola sobre o papel. Depois de cobrir bem toda a superfície, coloque uma nova camada de papel. Apesar de duas camadas serem suficientes, quanto mais camadas, mais profundidade o ferimento terá. Para cortes mais profundos, use de cinco a três folhas de papel sobrepostas.

Passe cola nas beiradas do papel. Uma vez que todas as camadas estejam bem posicionadas, espalhe um pouco mais de cola nas bordas do papel para criar uma transição fiel entre a ferida e a pele. A textura da cola criará um efeito interessante nas bordas da ferida depois que a maquiagem for aplicada. Use um secador de cabelo, para acelerar a secagem da cola.
Passe base líquida sobre o papel para deixá-lo parecido com sua pele. Para criar uma transição realista, passe a base líquida também na pele que circunda o papel. Assim, será difícil dizer onde termina a ferida protética e onde começa sua pele.
Escolha uma base de cor bem parecida com a da sua pele. Ela não precisa ser idêntica — uma base alguns tons mais clara pode dar um efeito desbotado bem interessante. Use um pincel de maquiagem grande para aplicar a base.

Corte e rasgue o papel para criar a abertura da ferida. Uma vez aplicada a base, use pinça ou tesoura sem ponta para rasgar o papel e criar uma abertura. Para um corte uniforme, corte o papel em linha reta; para uma mordida de zumbi ou um ferimento irregular, crie um formato circular.
Tome cuidado ao realizar esse procedimento, pois a tesoura estará próxima de sua pele. Melhor seria usá-la apenas para criar uma pequena abertura num dos lados do papel, e depois rasgá-lo a partir dessa abertura. Não tente corrigir as partes dilaceradas do papel. Elas darão à sua ferida um ar autêntico e, ao mesmo tempo, certa profundidade.
Aplique a maquiagem. Providencie sombras vermelhas, roxas e cinzas (ou pretas) e aplique-as na pele. Ponha a sombra na pele que ficou exposta depois que você rasgou o papel.Agora, maquie também o papel que fica em volta da pele. A sombra escura cria um efeito parecido com um hematoma.

Ponha sangue cenográfico na ferida. Depois de moldar e maquiar a ferida a seu contento, é hora de pôr um pouco de sangue falso. Para uma ferida mais realista, passe sangue falso na ferida de papel e na pele que a circunda, e espalhe-o com um pincel para criar um efeito borrado. Se quiser, pode despejar o sangue falso diretamente na pele, criando um efeito de sangramento.
Para criar um sangramento que pareça autêntico, pingue algumas gotas do sangue falso no ferimento e deixe que escorram naturalmente. Se você fez um corte no antebraço, por exemplo, pingue o sangue na ferida e devolva o braço à posição normal, assim fazendo com o líquido escorra de uma forma parecida com um sangramento real. Basta lavar a pele para remover a ferida.