Hábitos diários que podem comprometer a saúde do cabelo

2015-04-10_190211
Cuidados diários báscos fazem toda a diferença na saúde das madeixas

Prender apertado demais
Se for fazer um rabo de cavalo bem firme, por exemplo, evite usar elásticos muito finos ou de plástico, já que esse tipo de acessório pode quebrar o cabelo. Nesse caso, prefira prendedores macios e mais largos.
Para pessoas que fazem isso para não acordar com a cabeleira bagunçada, o indicado é investir em uma touca ou usar uma meia calça nos fios. Se é para impedir que cabelos muito longos se embaracem, o menos prejudicial é trançar os fios de forma folgada.
Lavar com água muito quente
Tomar banhos muito quentes faz com que as cutículas dos cabelos (parte que recobre os fios) se dilatem, facilitando a perda de umidade. Dessa forma, os cabelos ficam opacos e ressecados.
Pentear de qualquer jeito
Na hora de escovar a juba, porém, não se pode ter pressa. O correto é começar a pentear os cabelos da metade do comprimento para as pontas, para que os nós sejam removidos sem quebrar ou arrancar fios. Depois disso, os cabelos podem ser penteados desde a raiz dos fios.
Secar sem protetor térmico
Normalmente, protetores térmicos vêm em forma de cremes, séruns ou líquidos e podem ser aplicados tanto com o cabelo seco quanto com ele molhado. O importante mesmo é usar e abusar desse tipo de produto sempre que for escovar ou pranchar os cabelos.
Não hidratar
Se você não é fã de produtos industrializados ou não quer gastar muito com o processo, há diversos ingredientes naturais e muito mais baratos que podem substituir máscaras capilares. Substâncias como o gel que há nas folhas da babosa, mel e leite têm propriedades hidratantes incríveis e podem ajudar a revitalizar o cabelo.
Lavar demais
Mesmo que seu cabelo seja oleoso, lavá-lo com xampu todos os dias pode ressecar os fios. Depois de apenas um dia sem lavar, o cabelo não fica, de fato, sujo, então lavá-los com água e distribuir um pouco de condicionador no comprimento já resolve o problema.
Lavar de menos
Da mesma forma que abusar do xampu e lavar o cabelo todos os dias não são hábitos que deixam os cabelos saudáveis, deixá-lo sujo por muitos dias também não é nada indicado.
Coisas como praticar atividades físicas ou utilizar xampu seco e spray fixador fazem com que suor e outras substâncias se acumulem no couro cabeludo. Quando os poros ficam “entupidos”, até o crescimento do cabelo pode ser prejudicado, já que, sem espaço para crescer, os fios vão ficando cada vez mais finos e frágeis.