Hábitos de silenciar grupos e fingir ouvir música no celular vem crescendo

2015-04-10_190211

Entre abril de 2018 e julho de 2019, uma pesquisa realizada pela consultoria Hibou com mais de 2 mil brasileiros revelou um aumento de comportamentos como silenciar grupos de WhatsApp, dar uma espiadinha no celular quando acordou na madrugada e colocar os fones de ouvido, mesmo sem música, para que ninguém puxasse assunto.
Mais brasileiros têm demonstrado diferenças na interação com o outro em relação ao uso dos smartphones. Hábitos como silenciar as conversas em grupo no WhatsApp e colocar os fones de ouvido para ser incomodado por outras pessoas subiu para 70% e 64%, respectivamente.
Os entrevistados revelaram que tentam colocar o celular em modo silencioso antes de dormir, acabam se esquecendo. Este comportamento aumentou 67% em relação ao ano passado, revelando que até mesmo na hora do descanso, os brasileiros preferem se manter conectados. Isso ficou evidente quando 66% responderam que aproveitam para dar aquela conferida no telefone no caso de acordarem no meio da madrugada. Quando questionados sobre o período que passam diante do telefone, 60% disseram que não sabem quanto tempo passam conferindo conteúdos no celular, mas 90% admitiram que não conseguem ficar mais do que uma hora longe do aparelho.
Além disso, a maioria das pessoas têm demonstrado cada vez menos simpatia por digitar mensagens de texto, preferindo gravar áudios em vez disso, até mesmo com quem não possuem intimidade alguma.
A pesquisa também considerou comportamentos como acreditar em fake news através do celular, pedir comida por delivery e pagar as contas por meio do aplicativo bancário. Todos manifestaram um crescimento considerável.
A Hibou, uma empresa especializada em monitoramento de mercado e consumo, entrevistou usuários com idade dentre 16 e 45 anos. Eles foram abordados nas ruas de Brasília, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.